sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Massa para Bombas ou Carolinas (Massa Choux)


A massa para carolinas ou simplesmente massa choux (ou pâte à choux em francês) é  também conhecida como massa de éclair (a das conhecidas bombas de chocolate) é mais uma das especialidade da pâtisserie francesa. Pra variar, a França de novo! (Não tem jeito, em matéria de escola culinária eles são insuperáveis).
É uma massa cozida, delicada e muito versátil.pode ser recheada com patês salgados, cremes adocicados, chocolate... enfim, são imensas as possibilidades para esta massa.
Vou passar a receita básica da massa, que fica perfeita. Detalhe: use exatamente estas medidas, senão sua massa pode murchar ou ficar borrachuda.
 Ingredientes:

·         1 colher de café de sal
·         1 colher de café de açúcar
·         1 xícara de água (200ml exatos)
·         ½ xícara de manteiga sem sal (110g exatamente)
·         1 xícara de farinha de trigo (obrigatoriamente peneirada)
·         3 ovos grandes levemente batidos
·         Forma grande, forrada com papel manteiga
 Modo de preparo:
Em uma panela grande tampada, coloque a água e manteiga para ferver. Deixe tampada para não evaporar água, senão não vai dar ponto. Retire do fogo e junte a farinha, sal e o açúcar de uma vez só. Misture bem e volte para o fogo, mexendo sempre até formar massa homogênea. Desligue o fogo. Deixe esfriar por aproximadamente uns 5 minutos.
Volte à massa para a panela (mas fora do fogo!) e junte os ovos batidos. Misture vigorosamente até incorporar os ovos na massa, obtendo uma mistura lisa e brilhante, no ponto de uma massa de bolinho de chuva.
Se você tiver saco de confeiteiro e souber usar, coloque a massa nele e faça bolinhas espaçadas na forma, sobre o papel manteiga.
Asse em pré-aquecido a 230ºC por 5 minutos. Abaixe o fogo para 200ºC por mais 15 minutos até estarem douradas. Deixe mais 5 minutos entre 150ºC a 180ºC. Desligue o fogo e deixe esfriar dentro do forno para não murchar.
Recheie com o bico de confeiteiro de forma e preencher todo o interior da massa, independente do recheio ser doce ou salgado.
Decore a superfície e sirva como entrada ou petiscos finos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!