quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Básico dos Soufflés (ou simplesmente Suflê) - Como fazer



Tenho verdadeira paixão pelos suflês. Para variar, mais um clássico francês. É leve, clássico, requintado e pode ser o ponto principal e de destaque de muitos jantares. É trabalhoso de ser feito? Não. Tem segredinhos que dão um melhor resultado? Sim. Vou contar todos que sei. Mas antes um toque de história:
 A receita se originou na França, de onde nos veio seu próprio nome, soufflé - particípio passado do verbo souffler (soprar, inflar). Inerente a sua aparência fofa e leve, parecendo mesmo ter sido inflado.
Ah....França!

Entra tempo, sai tempo, e fazer suflê continua sendo um enorme desafio. Para qualquer cozinheiro. Porque depois que sai do forno, onde cresce muito, começa logo a murchar.
Alguns segredos são fundamentais para a correta preparação de um suflê. Sempre use os batedores manuais, tipo fouet. Faça o preparo do purê básico e bata a mistura com o fouet até ficar bem aerada. Esse purê pode ser doce ou salgado (conforme as receitas que irei passar a seguir), Em seguida, bata as gemas, mas sempre fora do fogo formando uma mistura branca e fofa. Misture o purê e as gemas. Em seguida, juntar as claras em neve. Justamente nelas é que está o grande segredo do sucesso do suflê. Quando começamos a bater as claras, elas costumam ficar com milhares de bolhas de ar em seu interior e quanto mais se bate a mistura, menores as bolhas vão ficando e vai-se dando mais estabilidade na mistura. Essa formação de bolhas é importante, pois quando o suflê vai ao forno, o ar dentro das bolhas começa a se expandir e o preparado começa a crescer. Colocando algumas gotas de limão ou vinagre e uma pitada de bicarbonato de sódio, você terá um preparado ainda mais estável, que dificilmente vai murchar. Agregar a farinha e o bicarbonato aos poucos, misturando delicadamente. Coloque em forma única ou forminhas individuais, untadas e com um disco de papel manteiga no fundo. Quando encher a forma, passe o dedo ou uma faca, vedando suflê nas bordas para o ar não escapar. Leve ao forno para assar em forno por volta de 180ºC. Assim que dourar em cima, retire do forno. Faça as devidas decorações e sirva em seguida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!