quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tajine de Frango do Rodrigo

Gosto muito de comidas exóticas. Especiarias dão um toque especial para qualquer prato. Aqui, apresento um prato delicioso, tipicamente Marroquino: Tajine ou tagine é um prato tradicional em diversos países árabes do norte de África, típico do Marrocos. Tajine também é o nome da panela especial utilizada na sua confecção, que é feita com barro cozido, pintado ou envernizado. Esta resiste a temperaturas elevadas de cozimento e é dotada de uma tampa cônica, concebida de forma que todo o vapor condensado volte para o fundo da panela. Sem a tampa, a base pode ser levada para a mesa para o prato ser servido.
Os pratos de tajine são cozidos lentamente, a temperaturas baixas. Deste processo, resulta carne tenra, soltando-se dos ossos, com vegetais aromáticos e molho. Durante o cozimento, a tampa pode ser levantada, permitindo verificar os ingredientes, adicionar vegetais, mexer e adicionar líquido, caso seja necessário.
  
Ingredientes:
·         1 e 1/2 kg  de frango(coxas, sobre-coxas e peito)
·         1 colher (sopa) de gengibre ralado
·         2 cebolas picadas
·         1 colher (chá) de açafrão
·         1 colher (sobremesa) de canela
·         2 colheres (sopa) de azeite de oliva
·         1 colher (sopa) de óleo de canola
·         12 ameixas secas sem caroço
·         10 damascos secos
·         2 colheres (sopa) de semente de gergelim
·         1 colher (chá) de cominho
·         1 colher (chá) de casca de laranja ralada
·         1 colher (chá) de coentro em grão moído
·         sal e pimenta a gosto
·         1 xícara (chá) de caldo de frango (preferencialmente feito em casa)
Modo de Preparar:
Use uma panela com tampa e que possa ir ao forno. Tem que ser uma caçarola de preferência de ferro ou barro, ou uma panela especial para tajine, que possui a tampa cônica. Tempere o frango com sal e pimenta. Doure os pedaços no azeite e no óleo. Reserve. Escorra a metade da gordura que ficou na panela. Refogue a cebola na gordura da panela até que fique transparente. Não deixe escurecer. Junte todos os outros temperos mais uma xícara do caldo de frango e cozinhe por 2 minutos. Volte o frango no tempero até cobrir com o molho. Cozinhe tampado, no fogo baixo por 15 minutos, juntando mais de frango, se começar a secar. Junte as ameixas e os damascos e cozinhe mais 5 minutos. Tampe bem e leve ao forno por mais 40min em forno bem baixo (150ºC). Acompanhe para ver se não seca e complete com o caldo quando necessário. Sirva polvilhado com semente de gergelim torrada. Pode servir com cuscuz marroquino misturado com grão de bico ou arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!