sábado, 24 de setembro de 2011

Risoto de Lima da Pérsia do Rodrigo

Este risoto fica realmente muito bom. É refrescante e requintado. Criei este risoto ao acaso em um dia inesperado, mas acabou resultando em um prato muito bom. Já repeti outras vezes e servi para alguns convidados que realmente elogiaram. Uma amiga, a Márcia adora este prato. O sabor amarguinho e exótico da lima da pérsia fica incrível neste prato! Lá vai a receita:

Ingredientes (receita para 4 pessoas)
- 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
- 1 cebola pequena corta bem miudinha
- 4 colheres de manteiga sem sal (1 será usada para finalizar o prato)
- 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
- 1 e ½  litros de caldo de legumes
 -Suco de 2 limas da pérsia
-Casca de uma das limas picadas bem fininhas
- 100 grs de queijo parmesão
- sal à gosto
- pimenta do reino preta fresca
 
Preparo
1ª parte do preparo:
O caldo deve estar sempre quente. Em outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e tampe a panela por 1 minuto para o arroz absorver os sabores e aromas do vinho.
Abra a panela, o arroz vai começar a chiar e você deve misturar o arroz, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
2ª parte do preparo:
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente o suco das limas até quase evaporar. Então siga com a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando as conchas de caldo até dar cremosidade e o arroz ficar au dent.
Quando o arroz estiver no ponto, junte as casquinhas de lima, o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Polvilhe de leve com pimenta do reino fresca. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com brilho.
Sirva imediatamente. Como acompanhamento, um bom bife de boi grelhado na manteiga.

Um comentário:

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!