sábado, 24 de setembro de 2011

Pão e Fermento Natural do Rodrigo

Conforme postagem anterior, disse a todos que estaria ensinando a confecção de pães a partir de fermentação natural. Demorei um pouco para postar justamente porque o fermento estava em fase de produção. Agora que já o tenho e que já fiz o pão  vamos lá!
Fermento Natural
·         100grs de farinha de trigo
·         50grs de água
·         50grs de iogurte natural
Misturar todos os ingredientes, formando uma massinha. Coloque em uma vasilha de cerâmica ou plástico coberta com um pano e deixe descansar por 5 dias (isto mesmo, 5 dias!).
Ao fim de 5 dias, o fermento terá crescido e estará com um textura grudenda e pastosa. Acrescente mais 100grs de farinha e 50grs de água, assim você estará alimentando o fermento. Descanse por mais dois dias. Ao fim deste processo, estamos prontos para fazer o pão.
Pegue o fermento e pese-o. Retire cerca de 150grs da pasta e junte farinha de trigo até dar ponto de uma massa. Deixe crescer por 1h antes de utilizar. Reserve o restante para você continuar a criar o seu fermento.
Este fermento é uma colônia de fungos. Você pode guardá-lo em sua geladeira, mas deve alimentá-lo com 50grs de farinha e 25grs de água a cada 3 dias, senão ele morre e você terá que começar um novo.
Pão Italiano
Este pão fica incrível, com a casca bem crocante!
 Ingredientes
·         1 1/4 xícara (chá) de água fervente
·         1 colher (sopa) +1 colher (chá)  de açúcar
·         2 colheres (chá) de sal
·         1 colher (sopa) de manteiga
·         150grs do fermento natural (que eu já passei a receita)
·         1/2 xícara (chá) de água morna
·         4 a 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
·         Água para pincelar
Modo de preparo
·         Numa tigela grande, despeje a água fervente.
·         Junte 1 colher (sopa) de açúcar, o sal e a manteiga.
·         Misture até a manteiga derreter e a água ficar morna.
·         Numa outra tigela, dissolva o fermento e 1 colher (chá) de açúcar na água morna.
·         Adicione à mistura da manteiga e junte, batendo, 2 xícaras de  farinha.
·         Aos poucos, acrescente mais 2 a 2 1/2 xícaras de farinha, ou o suficiente para que a massa solte dos lados da tigela.
·         Coloque a massa numa superfície ligeiramente polvilhada e amasse por mais ou menos 6 a 8 minutos até deixá-la lisa e brilhante, para incorporar bem o fermento.
·         Forme uma bola e coloque numa tigela com um pouco de farinha, virando a massa até ficar polvilhada em todos os lados.
·         Cubra com um pano úmido e deixe crescer em lugar protegido, por 1 hora e meia.
·         Leve a geladeira e deixe de um dia para o outro.
·         No dia seguinte, retire da geladeira e deixe crescer por 1 hora.
·         Abaixe a massa com o punho e forme 3 pães compridos.
·         Coloque numa assadeira enfarinhada.
·         Faça, no meio de cada pão, um corte no sentido do comprimento, com uma profundidade de uns 3 mm.
·         Cubra com um pano úmido.
·         Leve ao forno desligado e coloque uma panela com água fervente na parte mais baixa do forno.
·         Deixe crescer por 45 minutos à 1 hora.
·         Retire a panela e os pães.
·         Pincele os pães ligeiramente com água.
·         Pré aqueça o forno em temperatura alta (220º) e, quando estiver quente, coloque os pães e asse por 25 a 30 minutos.

Rendimento:  3 pães.

6 comentários:

  1. Olá!
    Parece que o fermento é bom mesmo, mas existia um pão de batata feito pela lanchonete CUPIM(MG) que o pãozinho de batata ficava uma delícia e a massa era macia depois de assado o pão. Dizia-se que era fermento natural feito por eles mesmo.Fiquei sem saber como é, pois, aqui em Brasilia não existe mais esta lanchonete que ficava em um shopping....

    ResponderExcluir
  2. Rhosanna:

    Realmente este fermento deixa o pão bastante diferente, especial. Que bom que ainda temos pessoas como vc que apreciam estas tradições que estão se perdendo com o tempo. Se precisar de alguma dica sobre o pão ou outras receitas, me adicione em seu msn: rjbbrag@hotmail.com
    Att: Rodrigo J. Bartolini

    ResponderExcluir
  3. Eu queria tanto fazer essa receita, mas o meu fermento não deu certo. No terceiro dia ele estava com mofo por cima... umas coisas esverdiadas... Será que fiz alguma coisa errada?!

    ResponderExcluir
  4. Grazi...bom dia, provavelmente algo errado ocorreu. Costume fazer este fermento em um vidro, pois vc pode esterilizá-lo, senão pode juntar mofo. Procure ferver o vidro, seque-o e daí utilize. Tente fazer novamente e se precisar de ajuda, me escreva. Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. bom dia Rodrigo , por favor eu queria saber se para fazer outra receita de pão eu vou usar a quantidade de fermento que esta pedindo na receita a mesma quantidade do fermento natural.
    exemplo: 50 grama do fermento biológico a mesma quantidade do fermento natural 50grs e faço o mesmo processo com a farinha ate o fermento ficar uma massa lisa ??? obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo!

    Gostaria de saber como utilizar esse fermento em outras receitas. Qual a equivalência em peso entre esse fermento caseiro e o fermento úmido e o fermento seco. Muito obrigado!

    Rodrigo Barreto

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!