sábado, 8 de outubro de 2011

Coq au Vin (Galo ou Frango ao Vinho do Rodrigo)


Mais um clássico da culinária Francesa-
História do Coq au Vin ou Galo ao Vinho:
Um dos símbolos mais conhecidos da França é o galo: ele representa a luz e a inteligência, pois sabe a hora de avisar que o dia chegou sem nunca falhar. É um prenúncio da chegada da luz da manhã. O Coq au vin, ou portuguesamente Galo ao vinho é mais um clássico da culinária francesa, prato de sabor muito marcante e de fácil preparo.
Diz a história que este prato surgiu por volta de 50 a.C., em Auvergne, sul da França, quando os gauleses, liderados por Vercingertórix, foram cercados pelo exército romano. Como símbolo de sua rendição, o líder gaulês enviou um galo de briga a Júlio César, recebendo como resposta um convite para jantar. O prato principal servido foi o próprio galo cozido no vinho da região.
Tradicionalmente, este prato passou a ser preparado com galos  em idade avançada; daí a importância do vinho como forma de amaciar a carne. Ao longo dos anos, passou a ser elaborado com frango ou galinha (preferencialmente caipira) e vinho tinto. A França é simplesmente incrível. Vamos ao prato! Voilà!!!
 Ingredientes

Marinada:

·         Faça um “bouquet garni” com 7 galhos de salsa, 4 talos de cebolinha, 2 galhos de alecrim e 3 folhas de louro

·         1 cebola grande picada grosseiramente

·         6 dentes grandes de alho sem casca e inteiros

·         4 cravos da índia

·         2 cenouras picada em pedaços grandes

·         150g de toucinho defumado em cubos bem pequenos

·         12 grãos de pimenta do reino preta

·         1 litro de vinho tinto seco

·         ½ xícara de chá de conhaque

·         1 colher de sobremesa de sal grosso

 Outros Ingredientes:

·         1 e ½ kg de sobrecoxas e coxas de frango
·         2 colheres (sopa) de manteiga
·         2 colheres (sobremesa) de farinha de trigo
·         150gr de champignon em fatias
·         6 a 8 cebolinhas (echalotes) bem pequenas
·         50ml de azeite de oliva
·         Sal e pimenta-do-reino a gosto

Fazendo a marinada:
Coloque num saco plástico grosso, dentro de uma vasilha, a cebola picada e as cenouras sem a casca e cortadas grandes, 1 bouquet garni, os alhos inteiros, os cravos, os grãos de pimenta, o toucinho 1 garrafa de vinho tinto, o conhaque e o sal.
Acrescente o frango nesta marinada, feche o saco plástico e deixe de molho por 24 h.
 Fazendo o Coq au Vin:
Retire o frango do saco plástico. Coe, separe os legumes (apenas a cebola e cenoura) e reserve o caldo da marinada. Numa panela, aqueça 50 ml de azeite e doure as coxas e sobrecoxas de frango. Retire o frango e reserve. No óleo restante doure os legumes da marinada. Retire e reserve. Doure as cebolinhas e reserve. Junte nesta panela, o caldo da marinada (deve estar completamente coado) o frango, as cebolinhas  e os legumes,  cozinhando em fogo médio por cerca de 40 min ou até frango ficar macio.
Numa frigideira em fogo baixo, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e incorpore 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Mexa bem e acrescente ao cozimento do frango.
Junte 150 g de champignon em conserva e a colher restante de manteiga, deixando no fogo por mais 10min. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto se necessário e sirva em seguida com arroz ou polenta puxada na manteiga e pão italiano.

Um comentário:

  1. uma delicia, ja fiz algumas vezes e ate o meu filho de 8 anos, ama! Eu so substitui os champinhons por cogumelos frescos.
    parabens, Eveline

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!