domingo, 23 de outubro de 2011

Bife a Parmegiana (Rodrigo)

Márcia La Salvia, este prato é em sua homenagem!

Aprecio demais os pratos elaborados e requintados, mas sempre apreciei as receitas simples, de fácil execução.  Outro dia estava conversando com uma pessoa muito querida com quem trabalho: a Márcia La Salvia, uma enfermeira muito conhecida em minha cidade e uma apreciadora de uma boa e descomplicada cozinha. Ensinei-a esta receita que sempre que da um tempinho, eu faço. Ela fez e adorou! Assim, decidi colocar postada no blog para todos podermos compartilhar. Eu faço a farinha de rosca pra empanar de uma forma muito simples, mas que faz uma “enorme” diferença. Acompanhe a seguir! Boa parmegiana a todos!


Ingredientes do bife:
·         6 bifes de patinho de espessura média
·         Sal e pimenta do reino fresca a gosto para temperar a carne
·         1 ovo batido
·         6 fatias de espessura média de mussarela
·         Parmesão para povilhar
·         Azeite
Modo de fazer o bife:
Temperar o bife com o sal e a pimenta apenas e reservar.
Bater o ovo e reservar.


Ingredientes para a farinha temperada:

·         2 pães pequenos amanhecidos
·         2 colheres de sopa de queijo ralado
·         1 pitada de noz moscada
·         1 pitada generosa de sal
Modo de fazer a farinha:
No liquidificador ou processador, passe rapidamente os pães formando uma farinha de grãos grossos. Não moer demais para não virar pó!
Retire do aparelho e em uma vasilha baixa misture a farinha de pão com o queijo, noz moscada e sal. Cuidado para não salgar demais.
 Preparo final:
Passe os bifes no ovo batido e passe na farinha temperada, cobrindo toda a carne. Frite os bifes em uma frigideira antiaderente com uma colher de sopa de óleo para cada vez que fritar (1 bife de cada vez de preferência). Não deixe tostar demais para não ficar com gosto de queimado. Coloque os bifes, sem empilhar em papel absorvente. Coloque os empanados em uma assadeira com duas a três colheres de molho sobre cada um dos bifes (aproveite a receita do molho clássico de tomates que postei no blog, pois fica delicioso) e uma fatia de queijo mussarela por cima polvilhado com parmesão ralado. Coloque uma folha de manjericão sobre cada um dos bifes, um fio de azeite e leve para gratinar. Assim que o queijo derreter, retire do forno e sirva imediatamente. Fica especial e muito leve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!