domingo, 23 de outubro de 2011

Terrine de Fígado de Galinha


Desconhecida da maioria dos brasileiros, os terrines são iguarias deliciosas, versáteis e dão um charme especial para a mesa. terrine é uma especie de recheio (mais especificamente uma farce, em francês) que é servido à temperatura ambiente. Muito parecido com um patê, os terrines usam ingredientes picados grosseiramente. Este recheio é uma mistura de vários ingredientes usados para preencher outro (ou escavado para este efeito) que será cozido, a fim de manter a sua forma e ter um gosto característico. A ideia principal é que este é essencialmente uma mistura, ou uma mistura que entra na composição de um prato mais elaborado.

Veja que belos terrines - além de decorativos são deliciosos

Certo dia estava assistindo o programa “Diário do Olivier” pela GNT e pude ver esta receita maravilhosa, aliás, Olivier Anquier como bom francês que é, cozinha de uma forma divina e “marravilhosa”. A França é mesmo um país  de sonhos gastronômicos... Olivier, sou seu fã!
Achei a receita fantástica, um luxo, principalmente para ser consumida com um bom pão italiano ou caseiro e uma boa taça de um tinto Cabernet  Sauvignon.
Busquei a receita no site do programa e também pesquisei sua história. Este tipo de receita, nem sempre foi da forma que irei apresentar. Surgiu no Egito, na época dos Faraós. É tido que os Faraós Quéops e Tutankámon eram grandes apreciadores de fígados de aves migratórias, preparados com uma mistura de carne, de um fermentado parecido com cerveja e que depois de triturados e amassados, eram assados, descansados e servidos como recheio para pães. Um verdadeiro deleite. Com o passar dos séculos, através dos mercadores e comerciantes, a receita da terrine chegou à França, onde, é claro, os franceses fizeram a sua releitura, e por que não, dando sua identidade única. Esses franceses são mesmo demais!  Vive La France!
Pode fazer sem medo, pois eu fiz uma receita pequena desta iguaria e ficou um sonho, de se comer rezando!
Vamos à receita desta preciosidade-
 Ingredientes:
·         400g de fígado de galinha
·         700g de carne moída de porco
·         500g de carne moída de boi
·         300g de gordura moída de porco
·         Bacon em pedaços
·         50ml de conhaque
·         50ml de vinho do porto
·         ¼ tablete de manteiga
·         Óleo
·         2 ovos
·         3 folhas de louro
·         1 pitada de canela em pó
·         1 pitada de cravo em pó
·         1 pitada de noz-moscada em pó
·         Castanha-do-pará (a gosto)
·         Pimenta-do-reino (a gosto)
·         Sal (a gosto)
 Modo de preparo:
Tire os nervos dos fígados. Em uma tigela, misture a carne de porco, a carne de boi e a gordura moída com as mãos. Adicione o conhaque e o vinho do porto e continue misturando. Coloque em seguida a canela, o cravo, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Pique a castanha-do-pará e adicione na carne. Por último, coloque os dois ovos inteiros e misture.
Em uma panela, coloque a manteiga e um pouco de óleo para esquentar. Frite os fígados, temperando com sal e pimenta-do-reino. Coloque um pouco de conhaque e fogo para flambar. Para enformar, forre o fundo da travessa com os pedaços de bacon e vá fazendo camadas alternadas com a carne moída e os fígados. Coloque sal e uma última camada de bacon. Por cima de tudo, adicione pimenta do reino e o louro. Coloque a travessa dentro de uma forma maior com água quente e deixe no forno a 180ºC durante 1h30. Tire do forno e deixe resfriar na geladeira por, no mínimo 3 horas, colocando um peso por cima para que fique mais assentada. Para desenformar, coloque a travessa em uma forma maior com água quente para que a terrine se solte da travessa. Para cortar, passe a faca em água quente para que a carne não grude e se desfaça. Está pronto para servir!
Coma com pão, com arroz, pura, com queijo, vinho e com tudo o que a sua imaginação mandar!


Um comentário:

  1. Parabéns pela receita! Inspirada nela, minha terrine já está no forno, vamos ver qual será o resultado. Obrigada por compartilha-la.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!