Há algum tempo minhas alunas do curso de Análises Clínicas descobriram meu prazer por cozinha e um dia me propuseram um desafio: Cozinhar algo para elas. Uma de delas (Simone) possui uma granja e sugeriu um prato com frango. Decidimos então que o ponto alto do cardápio seria um frango caipira (na verdade foram dois frangos enormes!) preparado a minha moda. Assim, então surgiu o Frango Caipira das Alunas e que foi acompanhado de um delicioso arroz feito com um toque de banha de porco. Ficou demais!
É uma pequena homenagem para as minhas tão aplicadas alunas: Cíntia, Dalvânia, Micheles 1 e 2, Gabi, Mary Cris, Gi, Tata Sorriso(Tairine), Grazi, Simone, Talita, Vanessa, Marília e Aline.
As coisas boas da vida devem ser sempre compartilhadas e desta forma, lá vai à receita que as meninas tanto adoraram!
Ingredientes:
· 1 frango caipira grande cortado em pedaços (sem a pele)
· Suco de 4 limões coados para a limpeza e desodorização do frango
· 6 tomates grandes, cortados em cubinhos(não retirar a pele e as sementes)
· 1 pimentão verde e um vermelho de tamanho pequeno para médio cortado em cubinhos
· 3 cebolas médias cortadas em cubinhos pequenos
· 8 dentes de alho amassados
· 1 colher de sopa de urucum em pó (colorau)
· 1 colher de sopa de glutamato monossódico (Ajinomoto)
· 2 cubinhos de caldo de galinha
· 2 colheres de sopa rasas de açúcar mascavo
· 1 colher de sopa de banha de porco
· 6 xícaras de água fervente
· ½ copo de conhaque para flambar
· Azeite para saborizar
· Sal e pimenta do reino à gosto
Limpeza do frango:
É importante retirar toda pele do frango para não ficar com gosto forte e também gorduroso. Lavar cada um dos pedaços e colocar de molho em água com o suco de dois limões. Deixar por 30 minutos. Jogar esta água fora e lavar bem os pedaços de carne. Colocar novamente o frango de molho na água com os dois limões restantes por mais 30 minutos. Após, lavar e secar bem os pedaços e reservar.
Preparo 1: Refogado de legumes
Pegue metade da banha de porco e aqueça até derreter. Junte metade do alho amassado e frite, tomando cuidado para não queimar. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Acrescente os tomates e o pimentão e refogue até o pimentão estar macio. Junte um cubinho de caldo de galinha, mexendo para incorporar. Tempere com a pimenta. Acerte o sal se necessário, desligue o fogo e reserve.
Preparo 2: Frango caipira
Em uma panela grande, pegue metade da banha de porco que restou e aqueça até derreter. Coloque o frango e doure os pedaços. Junte o alho restante e continue fritando, tomando cuidado para o alho não queimar. Junte o açúcar mascavo para caramelizar. Quando estiver bem frito, acrescente as 6 xícaras de água fervente, o cubinho de caldo de galinha e o glutamato. Tampe a panela e deixe cozinhar até o frango ficar macio. Se necessário, acrescente mais um pouco d’água durante o cozimento para evitar secar e frango não ficar duro. Quando o frango estiver cozido, prove o sal e se necessário acrescente mais. Polvilhe pimenta do reino à gosto e junte o urucum. Deixe cozinhar por mais 5 minutos para tomar cor. Junte o refogado com frango e misture bem para incorporar os sabores. Refogue por mais 5 minutos e desligue e o fogo. O molho deve estar grosso, senão volte ao fogo até dar o ponto. Desligue e tampe por 10 minutos.
Hora de flambar: Aqueça o conhaque em uma concha de metal diretamente sobre a chama do fogão e quando abrir fogo/inflamar despeje sobre o frango e deixe até o fogo apagar. Se você não possuir habilidade para flambar desta forma, coloque o conhaque frio sobre o frango e jogue um fósforo aceso para fazer o processo. Assim que a chama se apagar, mexa bem para incorporar. Coloque 3 colheres de sopa de azeite, misture de leve e tampe a panela por 10min para aromatizar. Sirva em seguida com arroz e uma salada de folhas. Realmente fica maravilhoso!