sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Berinjela Italiana Recheada

Este prato fica maravilhoso! É uma delícia. Um clássico. Minha mãe costumava fazer este prato quando eu era criança. Retomei esta receita outro dia e o resultado foi incrível! Agora compartilho com vocês.

Ingredientes:
·         4 berinjelas de tamanho médio
·         1 cebola
·         4 colheres (sopa) de azeite de oliva
·         1 dente de alho
·         400gr de molho de tomates
·         3 colheres de sopa de farinha de pão
·         2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
·         1 ramo de alecrim picado sem os cabos
·         salsinha, sal e pimenta a gosto
·         uma pitada de noz moscada
·         8 fatias de mussarela
·         4 colheres de sopa de maionese
Modo de Preparo:
Cortar as berinjelas em duas metades. Retirar o miolo cuidadosamente com uma faca ou uma colher, deixando a borda de cerca de 1 centímetro. Assar em forno médio por 30 minutos com a casca virada para cima. Depois de 30 minutos, virá-las para cima, polvilhar sal e um fio de azeite sobre elas. Voltar ao forno por mais 5 minutos e em seguida, retirar e reservar. Picar o miolo e reservar. Em uma panela refogar no azeite o alho e a cebola até dourar de leve. Juntar o alecrim, o sal, a noz moscada e a pimenta e o miolo picado. Refogar até o miolo se desmanchar. Retirar do fogo e misturar a maionese até homogeneizar e em seguida farinha de pão, o parmesão e a salsinha, mexendo bem para incorporar. Deixe esfriar um pouco. Rechear as berinjelas, colocar numa travessa refratária untada com azeite e colocar uma colher de molho (o mesmo molho que já postei anteriormente no blog). Coloque a mussarela e polvilhe um pouco de farinha de rosca. Levar ao forno por 20 minutos. Servir imediatamente.

Fritada com Ervas

Receita fácil e saborosa, típica para dias que se pede praticidade, mas com sabor!

Ingredientes:
·         6 ovos grandes
·         250 gramas de champignons
·         1 cebola pequena
·         3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
·         5 colheres (sopa) de azeite de oliva
·         Alecrim, tomilho, salsinha e cebolinha
·         Sal e pimenta a gosto
 Modo de fazer:
Fatiar os champignons e refogar no azeite com a cebola, o sal, a pimenta e as ervas. Cozinhar até o líquido evaporar. Bater os ovos e misturar o parmesão, a salsinha e a cebolinha. Jogar sobre os champignons, fritando dos dois lados. Servir imediatamente.

Frango Nobre (Assado em Pedaços)



Ingredientes:

·         1 frango de aproximados 3kg cortado em pedaços
·         Suco de 4 limões coado
·         4 colheres de sopa de manteiga
·         1 colher de sopa de azeite
·         3 ramos de alecrim picado (retirar as folhinhas para uso e desprezar o caule
·         Sal e pimenta do reino fresca à gosto
·         2 colheres de sopa de mostarda amarela
·         1 colher de sopa de semente de erva doce (amassá-las)

Modo de Fazer:
1-) Limpeza do frango:
Assim como expliquei em uma postagem anterior, a limpeza da carne do frango é muito importante para evitar cheiro forte e gosto de víscera na comida. Não pule este preparo, pois dele depende o sucesso do prato. Lavar cada um dos pedaços e colocar de molho em água com o suco de dois limões. Deixar por 30 minutos. Jogar esta água fora e lavar bem os pedaços de carne. Colocar novamente o frango de molho na água com metade do caldo de limão reservado por mais 30 minutos. Após, lavar e secar bem os pedaços e reservar na geladeira.
2-) Preparo do tempero e do assado:
Prepare o tempero batendo a manteiga em temperatura ambiente com um fouet até ela ficar fofa. Junte o azeite, mais a mostarda e continue a bater. Junte o alecrim picado e a erva doce amassada, 2 colheres rasas de sopa de sal, o caldo de limão que restou e mexa até homogeneizar. Em uma assadeira grande, distribua os pedaços de frango e polvilhe pimenta do reino sobre eles. Com uma colher, distribua a manteiga temperada sobre todos os pedaços de frango. Asse em forno pré-aquecido a 180º, até a carne ficar macia. Durante o processo do assado, vá retirando a gordura e os caldos que se formam no fundo da assadeira e reserve. Quando a carne estiver macia, passe a assadeira para a parte mais alta do forno para dourar. Verifique que os pedaços com pele se tornarão bem dourados. Retire do forno para não ressecar.
Use o caldo do frango que você tirou da assadeira para preparar um delicioso molho:
-coloque o caldo em uma panela em fogo médio e assim que ferver junte ½ lata de cerveja. Deixe reduzir um pouco e acrescente 1 colher de sobremesa rasa de amido de milho dissolvido, mexendo para não empelotar. Assim que engrossar e ficar com aspecto aveludado, retire do fogo, coloque em uma molheira e sirva com o assado, acompanhado de arroz e salada.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Chucrute Rápido (minha receita)


Esta receita de chucrute na realidade é uma pequena adaptação do tradicional chucrute (Sauerkraut em alemão). O chucrute por si, é o repolho cortado em tirinhas finas, sem soro e que é fermentado por 8 dias em salmoura de acordo com a receita alemã original.  Nesta minha receita procurei ser prático. Acho o chucrute um prato delicioso, forte e de sabor único.
 Ingredientes:
·         1 repolho branco cortado em tirinhas bem finas
·         2 xícaras de chá de água
·         1 colher de chá de sal
·         1 colher de sopa de banha de porco
·         3 dentes de alho amassados
·         2 cebolas picadas em cubinhos pequenos
·         1 colher de café de pimenta-do-reino
·         3 folhas de louro
·         10 cravos da índia
·         1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
·         1 pedaço de gengibre ralado
·         1/2 copo de vinho branco seco
·         1/2 colher (chá) de suco de limão
·         1 colher de sopa de mostarda amarela
 Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água, o sal e leve para ferver. Coloque o repolho fatiado e escalde por 2 a 3 minutos até murchar de leve. Escorra e reserve. Aqueça a banha e refogue o alho e as cebolas até dourar. Acrescente a pimenta-do-reino, o louro, os cravos, o açúcar e o gengibre mexendo até incorporar bem. Junte o repolho escaldado e refogue levemente. Acerte o sal. Coloque por cima a mostarda amarela com o suco de limão e misture bem. Junte o vinho e deixe refogar até reduzir o caldo e ficar cremoso. Sirva em seguida com lingüiças, salsichas e carne de porco. Acompanha muito bem a receita da Linguiceira que eu passei na postagem anterior. 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Linguiceira (Cozido de lingüiças e defumados do Rodrigo)

A linguiceira foi um prato que criei a cerca de 2 anos. Comecei a observar que um cozido feito à base de vários embutidos como lingüiças, paios, morcelas e outros, poderiam resultar um prato interessante. Desta forma surgiu a linguiceira. Prato forte e intenso, de sabor marcante e agradável aos paladares mais exigentes. Já fiz várias vezes e quem já provou pede sempre para eu repetir. Lá vai.
Ingredientes:
·         Cortar em rodelas médias 3 paios, 3 lingüiças calabresas defumadas, 6 salsichas de carne suína, 2 lingüiças portuguesas
·         300 grs de costelinha suína defumada
·         3 morcelas (lingüiças de sangue também chamadas de chouriços) cortados cada em 3 pedaços grandes para não desmanchar
·         300 gramas de bacon em cubos
·         3 cebolas médias em cubinhos
·         1 lata de cerveja clara + a mesma medida de água fervente(350ml)
·         8 dentes de alho amassados
·         4 colheres de sopa de azeite
·         1 pimenta dedo de moça sem sementes fatiada bem fininha
Modo de Fazer:
Aqueça o azeite em uma panela grande. Doure o bacon e reserve. Na gordura da panela, doure a costelinha e reserve. Doure todos os embutidos, com exceção da morcela e reserve. Agora, na gordura da panela, frite o alho tomando cuidado para não queimar. Junte a cebola e deixe até murchar e amarelar de leve. Junte todos os outros ingredientes fritos na panela e refogue por 5 minutos, sempre mexendo. Acrescente a pimenta dedo de moça e refogue mais um pouco. Junte a cerveja e a água fervente e assim que abrir fervura coloque por cima os pedaços de morcela e tampe a panela. Deixe em fogo baixo por 30min para apurar ou até as carnes estarem macias e o caldo grosso. Vá retirando a gordura ou espuma que sobe com o auxílio de uma escumadeira. Vá completando com água fervente se necessário durante o cozimento. Tome cuidado para não grudar, mexa a cada 5 minutos tomando cuidado para não desmanchar as morcelas. Quando der ponto, desligue o fogo e deixe tampado por 20 minutos. Sirva em seguida com pão Italiano ou arroz e uma farofa seca, tudo regado a um bom vinho tinto.

Creme de Milho Verde


Receita básica, boa para o dia a dia. De sabor discreto e clássico, acompanha muito bem um salmão ou frango grelhado.
Ingredientes
·         1 lata de milho batido com a sua água (reservar 1 colher de sopa de grãos)
·         1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
·         ½ lata de leite
·         2 colheres de sopa de manteiga
·         1 fio de azeite
·         1 pitada de noz moscada
·         Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Doure a farinha na manteiga, acrescente o milho batido, a noz moscada e o leite, mexendo sem parar até dar ponto. Coloque os grãos de milho. Desligue o fogo. Tempere com o sal, a pimenta e o azeite a gosto. Sirva imediatamente.

Feijão Gordo do Cowboy



Este feijão é muito gostoso. Pode ser consumido como prato principal e sozinho, como por exemplo ocorre nos Estados Unidos. Mas nossa cultura sempre irá pedir o acompanhamento de uma porção de arroz. É um prato ideal para os dias ou noites frias de inverno, pois vale por uma refeição. Vale à pena conferir!

Ingredientes:
·         4 xícaras de feijão carioca cozido “au dent”.
·         4 xícaras de caldo fervente de feijão
·         200grs de toucinho defumado (bacon) cortado em cubinhos
·         3 bifes grandes de pernil suíno cortado em tiras
·         1 colher de sopa de urucum em pó
·         1 cebola grande cortada em cubinhos
·         4 dentes de alho amassados
·         1 colher de sopa de banha de porco
·         Sal a gosto

Modo de fazer:
Aqueça a banha e coloque o bacon para fritar até dourar. Acrescente o alho e frite-o levemente. Junte a carne suína e frite-a até dourar. Junte a cebola e continue fritando até murchar. Verifique se a carne está amaciando e coloque 2 xícaras do caldo fervente do feijão. Junte o pó de urucum, mexa e tampe a panela. Deixe refogar até a carne estar macia. Coloque o feijão e as outras duas xícaras do seu caldo fervente. Tampe a panela e deixe apurar para os gostos se misturarem e o caldo engrossar. Prove e acerte o sal. Quando o caldo estiver grosso e os feijões macios, desligue a panela do fogo. Sirva em seguida com arroz.

Batatas Cowboy


Batatas Cowboy

Mais uma das invenções dos meus pais que me fazem recordar da minha infância. Tempo bom, que não volta mais, saudades!
Trata-se de uma batata frita em palitos e que depois é preparada em um gostoso molho vermelho agridoce.
 Ingredientes:
·         1 prato fundo de batatas palito fritas
·         1 latinha pequena de extrato de tomates
·         1 colher de sopa de açúcar mascavo
·         1 colher de sopa de óleo
·         3 colheres de sopa de água
·         ½ dente de alho amassado
·         1 colher de sobremesa de cebola ralada
·         Sal e pimenta do reino a gosto
·         Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de fazer:
Em uma frigideira, Aqueça o óleo e frite o alho e a cebola. Junte o açúcar mascavo e quando ele começar a derreter, acrescente o extrato de tomates até ele dourar de leve. Junte a água e assim que abrir fervura prove o sal e desligue. Junte as batatas, mexendo para incorporar bem este molho. Coloque em uma vasilha, polvilhe o queijo ralado e sirva imediatamente.

Cenouras Douradas ao Mel


Prato simples e muito saboroso me faz lembrar minha infância. Minha mãe costumava fazer esta receita sempre. Recordar é viver!
 Ingredientes:
·         3 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelinhas
·         1 dente de alho pequeno amassado
·         1 colher rasa de cebola ralada
·         1 cubinho de caldo de galinha (Amasse o cubinho de caldo de galinha de forma que ele fique em pó)
·         2 colheres de sopa de mel
·         4 colheres de sopa de água
·         1 colher de sopa de azeite
·         1 pitada de pimenta do reino
·         Salsinha picadinha bem miúda
 Em uma panela, aqueça o óleo e frite o alho e a cebola ralada. Acrescente a cenoura e frite-a, de modo a ficar macia e dourada. Acrescente o caldo de galinha em pó aos poucos, provando o sal para não salgar demais. Refogue por mais alguns instantes até a cenoura pegar o sabor. Acrescente a água para ela puxar o dourado do fundo da panela para a cenoura. Polvilhe a pimenta. Acrescente o mel e mexa para incorporar. Retire do fogo, coloque em uma vasilha, salpique com a salsinha e sirva em seguida. É um ótimo acompanhamento para carnes vermelhas fritas ou grelhadas e arroz.

Frango Caipira das Meninas


Há algum tempo minhas alunas do curso de Análises Clínicas descobriram meu prazer por cozinha e um dia me propuseram um desafio: Cozinhar algo para elas. Uma de delas (Simone) possui uma granja e sugeriu um prato com frango. Decidimos então que o ponto alto do cardápio seria um frango caipira (na verdade foram dois frangos enormes!) preparado a minha moda. Assim, então surgiu o Frango Caipira das Alunas e que foi acompanhado de um delicioso arroz feito com um toque de banha de porco. Ficou demais!
É uma pequena homenagem para as minhas tão aplicadas alunas: Cíntia, Dalvânia, Micheles 1 e 2, Gabi, Mary Cris, Gi, Tata Sorriso(Tairine), Grazi, Simone, Talita, Vanessa, Marília e Aline.
As coisas boas da vida devem ser sempre compartilhadas e desta forma, lá vai à receita que as meninas tanto adoraram!
 Ingredientes:
·         1 frango caipira grande cortado em pedaços (sem a pele)
·         Suco de 4 limões coados para a limpeza e desodorização do frango
·         6 tomates grandes, cortados em cubinhos(não retirar a pele e as sementes)
·         1 pimentão verde e um vermelho de tamanho pequeno para médio cortado em cubinhos
·         3 cebolas médias cortadas em cubinhos pequenos
·         8 dentes de alho amassados
·         1 colher de sopa de urucum em pó (colorau)
·         1 colher de sopa de glutamato monossódico (Ajinomoto)
·         2 cubinhos de caldo de galinha
·         2 colheres de sopa rasas de açúcar mascavo
·         1 colher de sopa de banha de porco
·         6 xícaras de água fervente
·         ½ copo de conhaque para flambar
·         Azeite para saborizar
·         Sal e pimenta do reino à gosto
 Limpeza do frango:
É importante retirar toda pele do frango para não ficar com gosto forte e também gorduroso. Lavar cada um dos pedaços e colocar de molho em água com o suco de dois limões. Deixar por 30 minutos. Jogar esta água fora e lavar bem os pedaços de carne. Colocar novamente o frango de molho na água com os dois limões restantes por mais 30 minutos. Após, lavar e secar bem os pedaços e reservar.

Preparo 1: Refogado de legumes
Pegue metade da banha de porco e aqueça até derreter. Junte metade do alho amassado e frite, tomando cuidado para não queimar. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Acrescente os tomates e o pimentão e refogue até o pimentão estar macio. Junte um cubinho de caldo de galinha, mexendo para incorporar. Tempere com a pimenta. Acerte o sal se necessário, desligue o fogo e reserve.

Preparo 2: Frango caipira
Em uma panela grande, pegue metade da banha de porco que restou e aqueça até derreter. Coloque o frango e doure os pedaços. Junte o alho restante e continue fritando, tomando cuidado para o alho não queimar. Junte o açúcar mascavo para caramelizar. Quando estiver bem frito, acrescente as 6 xícaras de água fervente, o cubinho de caldo de galinha e o glutamato. Tampe a panela e deixe cozinhar até o frango ficar macio. Se necessário, acrescente mais um pouco d’água durante o cozimento para evitar secar e frango não ficar duro. Quando o frango estiver cozido, prove o sal e se necessário acrescente mais. Polvilhe pimenta do reino à gosto e junte o urucum. Deixe cozinhar por mais 5 minutos para tomar cor. Junte o refogado com frango e misture bem para incorporar os sabores. Refogue por mais 5 minutos e desligue e o fogo. O molho deve estar grosso, senão volte ao fogo até dar o ponto. Desligue e tampe por 10 minutos.
Hora de flambar: Aqueça o conhaque em uma concha de metal diretamente sobre a chama do fogão e quando abrir fogo/inflamar despeje sobre o frango e deixe até o fogo apagar. Se você não possuir habilidade para flambar desta forma, coloque o conhaque frio sobre o frango e jogue um fósforo aceso para fazer o processo. Assim que a chama se apagar, mexa bem para incorporar. Coloque 3 colheres de sopa de azeite, misture de leve e tampe a panela por 10min para aromatizar. Sirva em seguida com arroz e uma salada de folhas. Realmente fica maravilhoso!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Guacamole (a minha moda)


História do Guacamole (Fonte: Wikipédia)
O guacamole é uma iguaria típica da culinária mexicana, de origem dos povos Toltecas, servida com uma grande variedade de pratos, muitas vezes acompanhada com pico-de-gallo e nata azeda.
É basicamente um purê de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.
Vamos à receita:
Ingredientes:
       sal a gosto
       3 colheres (sopa) de azeite de oliva
       1 cebola média picada
       suco de 1 limão médio
       1 abacate médio
       folhas de 1/2 maço médio de coentro
       1 pimenta dedo-de-moça
       2 tomates médios sem sementes
 Modo de Fazer:
Pique o tomate  em cubos bem pequenos. Abra a pimenta ao meio, elimine as sementes com os filamentos brancos e pique-a em pedaços bem pequenos. Pique finamente as folhas de coentro e reserve. Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num prato fundo. Amasse com um garfo, deixando alguns pedaços e regue com o suco de limão. Adicione o tomate, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva e o sal e misture. Sirva em seguida com salgadinhos de milho tipo Doritos.



Chili Mexicano (a minha moda)


O Chili é um prato típico da cozinha mexicana. Para alguns paladares, a mistura de feijão com carne, seja ela moída, desfiada ou em pedacinhos regado com muita pimenta pode parecer trágico por ser muito picante. Mas na verdade, tudo isso resulta em um prato saboroso e com identidade própria. Faça e sirva para seus convidados, pois eles irão adorar.
 Ingredientes:
·         ½ kg de carne moída de boa qualidade, sem nervuras e gordura
·         1 cebola grande picada em cubinhos
·         3 dentes de alho amassados
·         1 lingüiça calabresa defumada picada em cubinhos
·         1 colher de sopa bem cheia de banha de porco
·         3 xícaras de chá de feijão cozido “au dent”
·         3 colheres de sopa de sopa de extrato de tomate concentrado dissolvido em uma xícara de chá de água quente
·         1 colher de sobremesa de pó de urucum (colorau)
·         1 pimenta dedo de moça sem sementes, picada bem miúda
·         1 colher de café de cominho
·         3 xícaras de caldo de legumes fervente
·         4 colheres de sopa de parmesão ralado
·         1 colher de café de pimenta Chili em pó(opcional)
·         Sal a gosto
 Modo de fazer:
Aqueça a banha e frite levemente o alho amassado. Junte a carne moída e frite-a até dourar. Não deixe a carne empelotar, mexa com um garfo para ficar soltinha. Junte a cebola, a pimenta e continue fritando até murchar. Acrescente a lingüiça cortada em cubinhos e refogue mais um pouco. Junte o extrato de tomate dissolvido, o pó de urucum, o Chili em pó (opcional), o cominho e deixe abrir fervura. Junte o feijão e mexa bem. Coloque o caldo de legumes e deixe ferver para reduzi-lo e apurar. Prove e acerte o sal. Quando o caldo estiver grosso e os feijões macios, desligue a panela do fogo. Despeje a mistura em um refratário e cubra com o parmesão ralado. Leve ao forno a 180º na prateleira mais alta por 20 minutos para gratina. Sirva em seguida com arroz e salgadinhos de milho do tipo Doritos®.
Em breve vou ensiná-los a fazer o salgadinho de milho com uma receita muito simples.