Um pouco de história:
Gazpacho (ou Gaspacho) é uma sopa fria à base de vegetais e algumas hortaliças, com destaque para o tomate, o pepino e o pimentão, muito popular no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Extremadura, em Múrcia, em Castilla La Mancha e na Comuna Valenciana), no sul de Portugal (Alentejo e no Algarve), bem como no México e outros países da América Central.
Símbolo da culinária andaluzia acredita-se que esse prato teve origem entre as famílias mais humildes. Com sobras de pães, azeite de oliva, vinagre e alguns legumes e hortaliças sempre frescos, os espanhóis menos favorecidos preparavam esta sopa.
-Ingredientes-
· 1,5 kg de tomates maduros
· 1 pimentão verde
· 1 pepino médio
· 1 cebola pequena
· 4 dentes de alho
· sal a gosto
· 4 colheres de sopa de azeite
· 5 colheres de sopa de vinagre de vinho
· Torradas de pão
· Orégano
-Como fazer-
Tire a pele e as sementes do tomate e do pimentão. Corte 1 dos tomates em cubinhos e reserve. Tire as sementes do pimentão e corte metade em quadradinhos. Descasque o pepino e corte igualmente metade da porção em pequenos cubos. Pique meia cebola e disponha os legumes cortados em recipientes separados. Reduza os tomates a um suco grosso como um purê, batendo no liquidificador com o pimentão, pepino e a cebola mais os dentes de alho, um pouco de sal, uma pitada de orégano e o azeite.
Coloque a mistura em uma vasilha funda e junte o vinagre.
Mexa, verifique a quantidade de líquido e adicione água fresca (cerca de 500 ml) apenas na quantidade necessária para a sopa ficar consistente. Leve a geladeira para curtir os temperos e gelar.
Misture os cubinhos de tomate, pimentão, cebola e pepino restantes e misture bem, temperando com orégano, um pouco de sal e azeite como se fosse um vinagrete. Sirva a sopa numa terrina e, ao mesmo tempo, o vinagrete e o pão/torradas em recipientes separados.