Clássico da culinária dos Estados Unidos, esta panqueca ainda é pouco consumida aqui no Brasil. Seu sabor e texturas são bastante leves e acompanhadas de geléias, mel ou compotas com chantili ficam deliciosas. Há um detalhe importante nesta receita. Para dar a leveza característica da massa, os americanos usam o chamado “buttermilk”, que aqui no Brasil é conhecido como leitelho. É difícil encontrar o buttermilk por aqui, então, pesquisei uma forma de substituí-lo por uma receita caseira e encontrei uma solução. Acompanhem agora na receita completa!
Junte 1 colher de sopa de suco de limão (ou de vinagre branco, não pode ser tinto!) em 1 xicara de chá de leite, misture e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, misture novamente e pronto: você já pode usar seu buttermilk caseiro.
· 1 e ¼ xícara de chá de farinha de trigo peneirada (importante!)
· 1 ovo batido (passe pela peneira para tirar o cheiro forte)
· 1 e ¼ xícara de chá de buttermilk
· ¼ de xícara de chá de açúcar
· 1 colher de chá de fermento em pó
· 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
· ¼ de xícara de chá de óleo
Modo de Preparo:
No liquidificador, bata todos os ingredientes, menos o fermento. Acrescente-o somente no final para ele não perder o efeito. Asse as panquecas em uma frigideira antiaderente no fogo médio e coloque aproximadamente menos da metade de uma xícara de chá da massa na frigideira, formando um disco. Quando as bordas começarem a ficar firmes, cerca de dois minutos depois, vire a panqueca do outro lado de forma que ambos os lados fiquem dourados e cozidos/assados por igual.
Na hora de servir, passe um pouco de manteiga sobre ela e sirva com geléias, nutella, calda doce ou o que sua imaginação permitir. Realmente fica delicioso!