sábado, 28 de janeiro de 2012

Pão da Márcia Helena

Aprendi com minha amiga Márcia esta receita de um pão delicioso, porém muito simples de ser feita. Na verdade, às vezes a simplicidade na cozinha é a chave para um bom resultado. Siga mais esta receita.
 Ingredientes:
·         2 xícaras (chá) de água morna
·         1 colher (sopa) cheia de manteiga
·         1 colher (sopa) de açúcar
·         1 envelope de fermento biológico em pó (fermento seco para pão)
·         ½ kg de farinha de trigo (peneirar)
·         1 colher (sopa) rasa de sal
Modo de fazer:
Em uma tigela grande coloque o fermento em pó, o açúcar e a água morna. Misture com um batedor manual até espumar. Junte a manteiga e a farinha peneirada aos poucos, amassando até dar ponto. Junte o sal e amasse mais um pouco. Se precisar, acrescente um pouco mais de farinha. O ponto correto é quando a massa desgruda das mãos. Coloque a massa em um saco plástico, cubra com um pano e deixe crescer por 1h. Após, divida a massa em duas partes e molde dois pães. Coloque em forma untada e deixe crescer por mais 30min. Asse em forno médio, pré aquecido até a superfície começar a dourar. Atenção: coloque uma forma com água na parte baixa do forno para não deixar o pão ressecar. Bom apetite!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Puchero Rápido do Rodrigo – Prato Espanhol


A culinária espanhola é maravilhosa. Repleta de embutidos, grãos e frutos do mar que quando combinados resultam em iguarias fantásticas. O Puchero é um cozido de embutidos, carnes, grãos e vegetais. Prato típico das Ilhas Canárias e da região de Andaluzia, o Puchero é quase ritualístico em sua preparação. Aqui, apresento o prato de uma forma mais prática e rápida de ser feito.

Ingredientes:
-1 lata de 350gr de grão de bico cozido e outra de feijão branco pronto
-400gr de costelinha defumada cortada em ripas
-2 gomos de paio cortado em rodelas
-400grs de presunto cozido em cubos grandes
-200gr de bacon em cubinhos
-1 cebola grande em cubinhos
-4 dentes de alho amassados
-4 tomates sem pele e sementes picados bem pequenos
-1 cenoura grande em rodelas
-2 batatas em pedaços grandes
-10 vagens cortadas ao meio
-açafrão para dar cor
-1 litro e meio de caldo de legumes
-1/2  xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço
-50ml de azeite
-sal, pimenta do reino a gosto e duas folhas de louro
 Modo de Preparo:
Em uma panela grande, aqueça o azeite e frite a costela até dourar, junte o presunto e doure. Reserve. Na mesma gordura da panela o bacon até ficar crocante e reserve. Frite o paio nesta gordura e reserve. Na mesma panela, junte a cebola e o alho até dourar de leve e em seguida os tomates para refogar. Junte as carnes, o açafrão, todos os legumes refogando um pouco. Adicione o caldo, as folhas de louro e cozinhe até os legumes ficarem macios.
Junte o grão de bico e o feijão e cozinhe até o caldo engrossar e as carnes e os legumes ficarem bem macios e o caldo grosso.
Finalize retirando o louro, acrescente as azeitonas e tempere com sal se necessário. Sirva em seguida com arroz branco, farinha de mandioca e molho de pimenta.

Arroz con costra – Arroz com crosta (Prato espanhol)


 O Arroz com Crosta é um prático típico da culinária espanhola, específico das comarcas alicantinas, precisamente da cidade de Elche, região do mesmo nome. Os espanhóis das regiões da Comunidade Valenciana (abrange os alicantinos) são apaixonados pelas paelleras, que são as panelas baixas, com alças, especialmente fabricadas para o preparo das paellas, que são os típicos cozidos de arroz com frutos do mar, embutidos e carnes, formando um prato único e completo. Delicioso.
Seguindo a tradição valenciana, o Arroz con costra segue esta tradição de se cozinhar nas paelleras mas com um detalhe bastante específico e característico da região de Elche: a crosta. Vou ensiná-los o passo-a-passo desta maravilha!


Ingredientes:
-4 salsichas de boa qualidade (como sugestão use as da marca Hans)
-2 lingüiças de frango
-2 lingüiças suínas
-(opcional) 2 morcelas (lingüiça de sangue/chouriço)
-1 lingüiça defumada (só use se você não colocar a morcela)
-300 gr de costelinha suína defumada
-4 filés de peito de frango cortados em cubos grandes temperado só com sal
-3 tomates maduros sem pele, cortado em cubinhos
-1/2 cebola picada em cubinhos
-3 dentes de alho inteiros (com casca)
-1 colher de café de raspas de limão (sem a parte branca para não amargar)
-8 ovos batidos com uma pitada de sal e pimenta do reino. Reserve.
-1 xícara de chá de grão-de-bico cozido e escorrido
-300 grs de arroz (pode ser o parboilizado)
-50 ml de azeite de oliva
-2 litros de caldo de galinha ou carne
-açafrão
-sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:
-Em uma paellera, ou panela de perfil baixo frite separadamente todas as carnes no azeite com os dentes de alho com casca, até que todas estejam douradas e reserve. Se utilizar as morcelas, não frite para não desmanchar. Reserve.
Na gordura que ficou na panela, frite a cebola até ficar transparente e junte os tomates para refogar. Acrescente o arroz e misture até os grãos ficarem transparentes. Coloque o sal, a pimenta e o açafrão para tingir a mistura e acrescente as carnes, refogando um pouco. Acrescente o grão de bico. Junte as raspas de limão. Cubra com o caldo e deixe cozinhando até o arroz ficar macio. Quando o arroz começar a secar, coloque sobre ele os ovos batidos de forma a cobrir toda panela. Retire a panela do fogo e leve-a ao forno médio até a crosta começar a dourar. Retire e sirva imediatamente. Acompanha um bom vinho.

2012 - Estamos de volta!

Amigos, estou de volta!
Descansei um pouco, trabalhei bastante (obrigado Deus! pois o trabalho realmente dignifica o homem) e estou muito feliz. Aliás, a vida é muito generosa comigo e para apresentar essa minha satisfação em viver,  eu cozinho. Adoro.
2012 chega com novidades. Fiz muitas pesquisas, muitas experiências e descobertas que resultaram em algumas receitas inéditas e bastante especiais. Agora vou apresentá-las para vocês. Sejam bem vindos ao "Cozinha do Rodrigo J.B. em 2012".