sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Torta de Limão


 Receita clássica, a torta de limão ainda é uma das mais preferidas e apreciadas sobremesas que existem. Seu preparo é bastante simples e o resultado final é bastante prático. Divirta-se com minha receita!
 Ingredientes:

Para a massa:
·         1 pacote de biscoito maisena esmigalhado
·         2 colheres de sopa de manteiga amolecida
·         1 colher de café de essência de baunilha
·         1 pitada de sal

Para o recheio:
·         Suco coado de 2 limões sicilianos (este limão possui gosto mais suave)
·         1 lata de leite condensado
·         ½ lata de creme de leite sem soro
·         1 colher de café de raspas de limão
·         2 gemas

Para o merengue:
·         2 claras
·         3 colheres de sopa de açúcar
·         50 ml de água
·         100 de conhaque
Modo de fazer:
·         Massa: Esmigalhar os biscoitos, juntar a manteiga, a baunilha e o sal e amassar até incorporar os ingredientes. Colocar esta mistura em uma forma de fundo removível, sem fazer parede lateral com a massa. Leve para assar por 10 minutos, formando um disco. Retire do forno e reserve.

·         Creme do recheio: misturar o leite condensado com o suco de limão e em seguida acrescentar o creme de leite e as raspas de limão para misturar bem. Acrescentar as duas gemas, agregando com cuidado. Reservar.

·         Merengue: Leve a água e o açúcar ao fogo até formar uma calda rala. Bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Continue batendo e despeje a calda quente em fio sobre a clara em neve, formando um merengue firme. Reserve.

·         Preparo final: Coloque o recheio sobre a massa, espalhando para compactar. Leve ao forno por 30 minutos para o recheio ficar firme. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Coloque o merengue sobre o recheio (se preferir use um bico de confeiteiro para decorar). Leve ao forno para cozinhar o merengue, por cerca de 15 minutos ou até dourar. Retire e reserve. Aqueça o conhaque em um concha e quando formar uma chama, com cuidado deixe cair devagar sobre o merengue para ele caramelizar. Cuidado! Se você jogar o conhaque de uma vez irá queimar o doce! Deixe esfriar e sirva.

Um comentário:

  1. Caro amigo, gosto muito de suas receitas, pois vc explica o passo a passo de cada uma delas, de forma que fica fácil fazê-las. Muito bom. Meus pais tem um restaurante aqui em Curitiba e se um dia vc vier até aqui, será meu convidado. Cara, vc é dedicado e parece ser apaixonado por cozinha. deveria abrir seu restaurante. Abraço.
    Carlos Augusto - Curitiba/PR

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!