domingo, 20 de novembro de 2011

Caldeirada de Frutos do Mar (a moda do Rodrigo)

Este é um prato delicioso de origem galego-portuguesa. Possui sabor único e marcante. Geralmente agrada aos paladares mais exigentes. Aqui, dou a minha receita, a qual faço uso de funcho e de salsão, que conferem um sabor todo especial ao prato. É uma delícia!
Ingredientes:
·         500 grs de camarão rosa limpo
·         500 grs de polvo cozido cortado em pedaços (reservar 250ml do caldo de cozimento para o caldo da caldeirada)
·         500 grs de lula em anéis
·         250 grs de mariscos limpos
·         250 grs de vôngole
·         3 cebolas cortadas em cubinhos
·         6 dentes de alho amassados
·         5 tomates picados
·         200 ml de vinho branco seco (1 copo)
·         3 tabletes de caldo de legumes dissolvido
·         1 bulbo de erva doce (funcho) em fatias finas
·         1 xícara de chá de folhas de salsão picada
·         100 ml de azeite
·         2 colheres de sopa de manteiga
·         Sal e pimenta do reino fresca a gosto
Modo de fazer:
Leve metade do azeite para aquecer em uma panela grande e de paredes grossas. Coloque a manteiga até derreter e leve o alho e a cebola para dourar. Junte o funcho e refogue até ficar macio. Em seguida, acrescente os tomates picados e continue refogando. Junte os anéis de lula, os camarões e o vôngole e refogue por mais 10 minutos. Acrescente os mariscos e o polvo e continue refogando. Junte o caldo de legumes dissolvido. Acrescente o vinho branco e tampe a panela. Refogue por mais 10 minutos. Destampe a panela e acrescente aos poucos o caldo de cozimento do polvo. Cozinhe por mais 20 minutos. Assim que o caldo reduzir, cubra o cozido com as folhas de salsão picado. Regue com o azeite restante. Desligue, tampe a panela e deixe descansar por 20 minutos. Sirva em seguida com arroz e farofa d’água. Você pode decorar com alguns camarões inteiros na hora de servir. Bon appetit!

Um comentário:

  1. Olá Rodrigo!
    Sou fã do seu blog. Meu nome é Luciana. Moro em Waterloo(Canadá). É uma pena eu não ter alguns ingredientes disponíveis por aqui para fazer este prato que parece ser maravilhoso. Aqui tenho muitos peixes e alguns frutos do mar meio exóticos. O que você me aconselha fazer para adaptar a receita? Aguardo sua sugestão. Esse seu blog deve estar salvado muitos brasileiros espalhados pelo mundo. É uma forma da geente lembrar um pouquinho do Brasil. Parabéns pela dedicação! Você faria sucesso por aqui com suas receitas. Bjos.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!