quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Strogonoff Tradicional (Minha Receita)



Adoro strogonoff. Prato delicioso e clássico da culinária russa, por muitas vezes é confundido com uma especialidade francesa, o que não está correto. A minha receita é um tanto trabalhosa, pois pesquisei com afinco como o prato era feito (e ainda é!) na Rússia do tempo dos czares. Strogonoff de verdade é bem diferente de picadinho de carne com creme de leite. Seu sabor é intenso, delicioso e único. Esta é a receita que mais se aproxima do modo tradicional. Já fiz por várias vezes e todos sempre fazem elogios. Vamos à receita!

Ingredientes:
·         1kg de carne bovina (patinho) picada em tirinhas finas, livre de nervos e gordura
·         4 colheres de sopa de farinha de trigo (peneirada)
·         200gr de champignon fatiados salteados na manteiga
·         1 cebola média cortada em cubinhos
·         1 dente de alho amassado
·         1 lata de creme de leite sem soro
·         2 colheres de sopa de azeite
·         Suco de meio limão coado
·         1 lata pequena de extrato de tomate
·         1 colher de sopa de molho inglês
·         2 colheres de sopa (bem cheias) de manteiga
·         500ml de caldo de carne fervente
·         3 colheres de sopa de mostarda amarela
·         1 pitada de noz moscada
·         Sal e pimenta do reino a gosto
·         ½ copo (100 ml) de conhaque para flambar

Modo de fazer:
Tempere a carne com o sal, o alho amassado e a pimenta do reino. Cubra com um filme plástico e leve a geladeira para tomar gosto por 1h.
Pegue o creme de leite sem soro e misture bastante com o caldo de limão e uma pitada de sal para fazer um creme azedo. Reserve na geladeira.
Em uma panela, leve a manteiga para derreter e junte a farinha de trigo até dourar. Comece a juntar o caldo de carne até dissolver, tomando cuidado para não empelotar. Junte a noz moscada, o extrato de tomate e a mostarda e cozinhe, sempre mexendo até engrossar. Acerte o sal e reserve.
Retire a carne da geladeira e polvilhe uma pitada de farinha de trigo sobre ela. Leve uma panela ao fogo com o azeite e frite a carne até ela estar macia e dourada. Junte a cebola e refogue até ela murchar. Junte o molho reservado, o molho inglês e o champignon salteado na manteiga. Sempre mexendo, cozinhe por aprox. 10min para os sabores se misturarem. Desligue o fogo e junte o creme azedo, misturando vigorosamente. Reserve.  Em uma concha grande, aqueça o conhaque até formar uma chama e derrame sobre o strognoff da panela. Deixe até a chama se apagar. Assim que terminar, misture novamente e sirva em seguida. Fica especial!

4 comentários:

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!