domingo, 24 de julho de 2011

O segredo do pastel de Bacalhau do Mercado Municipal de São Paulo


Olá amigos. Hoje, na minha primeira postagem neste blog, vou ensiná-los o segredo do recheio do pastel de bacalhau de um famoso bar do Mercado Municipal de São Paulo. Isto me foi passado em "off" por um funcionário do local mas faço questão de ensinar a todos.

Lá vai: O bacalhau deve ser lavado para retirar o grosso do sal. Deixe de molho em uma vasilha na geladeira por 6 horas, trocando a água a cada duas horas. Se após este processo o bacalhau ainda estiver salgado, deixe-o de molho mais uma ou duas vezes. Após, desfie o bacalhau e deixe na geladeira em uma peneira com uma vasilha por baixo de um dia para o outro para escorrer toda água. No dia seguinte, pegue uma assadeira e espalhe o bacalhau nela (o peixe tem que estar bem seco). Junte azeitonas verdes sem caroço escorridas, uma leve pitada de pimenta do reino, salsinha bem picada e regue com azeite de oliva extra-virgem. Misture bem, coloque na geladeira em uma vasilha tampada por mais dois dias (esse processo se chama azeitação e é ele que vai  o sabor especial e maciez ao recheio). Após, é só abrir a massa de pastel, rechear com fartura, fritar e se deliciar!
Segredo: O bacalhau não é cozido! Ele é curtido no tempero!
Detalhe: a paciência em fazer o processo que dura cerca de 3 dias é fundamental, aliás, cozinhar é um ato de dedicação, paciência e de saber a hora certa para tudo...

3 comentários:

  1. Amigo, o bacalhau cozinha somente com a fritura? Realmente faz diferença no resultado final esse detalhe de não cozer o bacalhau na água?!

    ResponderExcluir
  2. esta maneira de fazer o pastel o bacalhau não fica crú??

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a paciência e a dedicação é o mais importante obrigado .

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!