domingo, 31 de julho de 2011

Gazpacho (Sopa fria de tomate!)


Um pouco de história: 
Gazpacho (ou Gaspacho) é uma sopa fria à base de vegetais e algumas hortaliças, com destaque para o tomate, o pepino e o pimentão, muito popular no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Extremadura, em Múrcia, em Castilla La Mancha e na Comuna Valenciana), no sul de Portugal (Alentejo e no Algarve), bem como no México e outros países da América Central.

Símbolo da culinária andaluzia acredita-se que esse prato teve origem entre as famílias mais humildes. Com sobras de pães, azeite de oliva, vinagre e alguns legumes e hortaliças sempre frescos, os espanhóis menos favorecidos preparavam esta sopa.


-Ingredientes-
·         1,5 kg de tomates maduros
·         1 pimentão verde
·         1 pepino médio
·         1 cebola pequena
·         4 dentes de alho
·         sal a gosto
·         4 colheres de sopa de azeite
·         5 colheres de sopa de vinagre de vinho
·         Torradas de pão
·         Orégano

-Como fazer-
Tire a pele e as sementes do tomate e do pimentão. Corte 1 dos tomates em cubinhos e reserve. Tire as sementes do pimentão e corte metade em quadradinhos. Descasque o pepino e corte igualmente metade da porção em pequenos cubos. Pique meia cebola e disponha os legumes cortados em recipientes separados. Reduza os tomates a um suco grosso como um purê, batendo no liquidificador com o pimentão, pepino e a cebola mais os dentes de alho, um pouco de sal, uma pitada de orégano e o azeite.
Coloque a mistura em uma vasilha funda e junte o vinagre.
Mexa, verifique a quantidade de líquido e adicione água fresca (cerca de 500 ml) apenas na quantidade necessária para a sopa ficar consistente. Leve a geladeira para curtir os temperos e gelar.
Misture os cubinhos de tomate, pimentão, cebola e pepino restantes e misture bem, temperando com orégano, um pouco de sal e azeite como se fosse um vinagrete. Sirva a sopa numa terrina e, ao mesmo tempo, o vinagrete e o pão/torradas em recipientes separados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!