domingo, 24 de julho de 2011

Arroz Doce Português

Um pouco de história:
Desde o século VI a.C. que há registros de arroz cozido em leite com açúcar. A chegada da cana-de-açúcar da Índia ao Médio Oriente, onde já se cultivava o arroz, marca a origem desta especialidade que perdurou até aos nossos dias.
É possível imaginar que, muito antes, estes alimentos coexistiam na Índia e que, inclusivamente na Ásia, substituído o leite de origem animal pelo leite de coco, este doce era saboreado desde os tempos mais remotos.
Posteriormente, a fama do arroz doce espalhou-se rapidamente por toda a Europa e a cor dourada que o melaço lhe conferia passou ao branco característico, já no século XIII, quando se começou a utilizar açúcar refinado. O século XVIII marca o momento do “batismo” desta sobremesa, que revela todo o seu encanto em todos os livros de receitas europeus. Mas foi em Portugal que podemos dizer que a receita foi reinventada e aprimorada o que a torna tão típica deste país e claro, no Brasil devido a colonização portuguesa. 



-Ingredientes-
250g de arroz
250g de açúcar
4 copos de leite
1 gema
1 colher (sopa) de vinho do Porto (deixa com um gosto ultra especial!)
1 colher (sopa) de manteiga
casca de 1 limão ou 1 laranja (sem a parte branca)
1 pitada de sal
canela em pó a gosto



-Como Fazer-
Bater a gema com 2 colheres de açúcar até ficar bem fofa. Juntar o vinho do Porto(reserve). Lavar o arroz e escorrer. Levá-lo ao fogo com o leite, a casca de limão cortada bem fina sem a parte branca (que amarga), a manteiga e o sal. Ferver por 5 minutos. Acrescentar o açúcar e cozinhar em fogo brando até o arroz ficar bem cozido. Retirar da chama e misturar a gemada, mexendo rapidamente para não talhar. Levar novamente ao fogo por alguns minutos, mexendo sem parar. Colocar em tacinhas e servir frio polvilhado com canela.

Adoro arroz doce. Me faz lembrar da infância. Aliás, os doces portugueses de forma geral levam muita gema de ovos, o que particularmente aprecio demais.

Dica: Se você costuma perceber o gosto de ovo em certos doces e não gosta do sabor por isso, aí vai uma dica preciosa: passe as gemas por uma peneira antes de usar, assim a pelinha que a recobre a gema fica na peneira e o "cheiro" de ovo não vai pegar no alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!