quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dobradinha Simples do Rodrigo


Um pouco de história: Dobradinha é o nome dado, em culinária, ao bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condimentos e acompanhamentos. É prato tradicional da cozinha do norte de Portugal e de diversas regiões Brasil, tendo sido tema de célebre poema de Fernando Pessoa, Dobrada à moda do PortoNa cidade do Porto em Portugal e na região circundante, a dobradinha é conhecida como tripas, sendo o prato mais conhecido designado por Tripas à moda do Porto. O gentílico tripeiro, que designa um habitante da cidade do Porto, é derivado precisamente deste prato ancestral.


Ingredientes:
·         1 cebola grande
·         4 colheres de sopa de cheiro-verde picadinho
·         1 kg de dobradinha (bucho)
·         caldo de 2 limões
·         4 colheres (sopa) de óleo
·         4 dentes de alhos amassados
·         5 tomates maduros sem pele e sem sementes
·         1 folha grande louro

Limpeza da Dobradinha:
É fundamental fazer este processo passo a passo para você ter um prato de qualidade, senão pode ficar com cheiro forte.
Primeiramente corte o bucho em tiras, formando pedaços de até 10cm.
Para limpar a dobradinha você deve retirar a parte branca (gordura), lavar bem em duas águas, sendo que a primeira água deve ter o caldo do limão espremido e a segunda apenas a água. 
Depois colocar em uma panela com bastante água para ferver por uns 5 minutos, a partir de quando começar a borbulhar. Repita essa fervura por pelo menos mais uma vez.
Escorra e lave novamente só com água e a dobradinha estará pronta para ser usada.

Como Fazer a Dobradinha:
Cozinhar em panela de pressão por cerca de 45min com a folha de louro, para ficar macia e perder qualquer cheiro mais forte. Não deixe amolecer demais para não ficar borrachuda. Quando estiver bem cozida, escorra o caldo e reserve. Refogar todos os temperos, junte a dobradinha até começar a querer dourar. Juntar o caldo do cozimento e deixar ferver até formar um molho grosso. Desligue o fogo e tempere com a salsinha. Está pronto para servir.

4 comentários:

  1. humm,deu água na boca...parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sera q da certo na limpeza deixar ferver com o limão ?

    ResponderExcluir
  3. Sim dá certo pq sai o cheiro. Tem que só levantar fervura. Mas abtesxdeve tirar a gordura e cozinhar inteira depois vc corta a dobradinha e deixa 20 minutos mais ou menos com sal louro. Desculpa Rodrigo só foi uma dica

    ResponderExcluir
  4. O louro é realmente necessário??

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!