domingo, 14 de agosto de 2011

Chimichurri - Molho para churrasco ou carnes vermelhas



  • Um pouco de história:
    A origem do molho remonta ao séc. XIX, quando o inglês Jimmy Curry se interessou em importar carnes da Argentina para a Inglaterra. Em um jantar típico argentino, com muito churrasco, o Sr. Curry encantado com a hospitalidade dos anfitriões preparou um molho a base de ervas secas e azeite para servir sobre a carne assada o que acabou se tornando uma tradição nos chamados “Países do Prata”, ou seja, o molho do Sr. Jimmy Curry, ou simplesmente “chimichurri” na pronúncia local.
    Basicamente é feito com ervas desidratadas como a salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.
    Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.
    Minha sugestão para este molho leva a delicadeza e a crocância do pepino picado, pois o mesmo retira grande parte do picante excessivo das pimentas, deixando o molho mais suave.
    Ingredientes:
    -1 colher de sopa de pimenta calabresa desidratada
    -1 colher de café de pimenta do reino preta moída
    -4 colheres de sopa de azeite de oliva
    -4 colheres de sopa de óleo de milho ou soja
    -1 colher de sopa de vinagre branco
    -1 colher de sopa de salsa desidratada
    -1 colher de café de louro em pó
    -3 colheres de sopa de orégano
    - ½ pimentão verde sem casca picadinha
    -1 colher de café de manjericão seco
    -2 a 3 dentes grandes de alho amassados e picado bem pequenos
    -½  cebola pequena em pedacinhos bem miúdos
    -½ pepino pequeno sem cascas e sementes, picado bem miúdo
    -Sal a gosto

    Modo de fazer:
    Asse o pimentão na chama do fogão para a casca sair com facilidade, retire as sementes, corte em pequenos pedacinhos e reserve. Retire o leite do pepino cortando e esfregando as duas pontas. Retire as sementes com uma colher seque-o com papel absorvente. Corte em pedacinhos bem pequenos e reserve.
    Em uma vasilha, misture todos os outros ingredientes secos o alho, a cebola e o pimentão. Junte o sal e misture bem. Acrescente o vinagre e continue misturando. Deixe descansar um pouco. Coloque o óleo e o azeite e misture. Por fim, acrescente o pepino e misture bem.  Se ficar muito seco, acrescente mais óleo ou azeite. Cubra a vasilha e leve a geladeira pelo menos 2h antes de servir. Coloque diretamente sobre a carne ou sobre a salada quando servir.

2 comentários:

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!