domingo, 3 de junho de 2012

Receitas da Forma Fulgor


Prezados amigos e leitores, vou apresentar uma coletânea de 10 receitas feitas na “Forma Fulgor”. Esta forma é um dos utensílios que mais remete a minha infância. Lembro-me dos vários pratos e receitas que minha mãe fazia nesta forma e... Isso me dá muita saudade daquele tempo que não volta mais, mas que sinto o maior orgulho de ter passado por ele. Essa forma é especial e muito tradicional. Tenho uma antiguinha e mais velha que ganhei de uma vizinha de mais idade... a forma já deve ter mais de 15 anos mas mesmo assim é limpinha e o alumínio brilha. Adquiri outra (nova) há cerca de 1 mês... Já fiz várias receitas nelas. Vou compartilha-lhas com vocês. Encontrei o livro de receitas da forma da minha mãe e procurei reproduzir as receitas da mesma forma que era escrita na década de 1970. Espero que vocês possam fazê-las, pois vale a pena relembrar coisas boas da vida.

RECEITA 1-)PIZZA FINGIDA
Ingredientes e Preparo:
Unte a Forma FULGOR.
Coloque fatias de pão amanhecido umas junto às outras.
Separado, bata no liquidificador 4 tomates com 1 dente de alho. Tempere com sal, pimenta, orégano e 1 colher de manteiga derretida ou azeite. Deite sobre as fatias de pão e arrume fatias de mussarela por cima.
Cobrindo tudo, despeje uma mistura feita com 4 ovos batidos com sal e 1 colher de sopa de farinha de trigo. Tampe a forma e leve ao fogo brando por 10 ou 12 minutos.
  
RECEITA 2-)BATATAS COM QUEIJO
Ingredientes e Preparo:
Descasque algumas batatas e corte-as em rodelas grossas.
Unte a Forma FULGOR e arrume uma camada de batatas temperadas com sal, uma camada de queijo ralado e uns bocadinhos de manteiga. Repita tudo até terminarem as batatas, sendo que a última camada deverá ser queijo.
Cubra tudo com um copo de água e leve ao fogo brando, por ½ h, em forma tampada.

RECEITA 3-)BERINJELAS COM ALICHE
Ingredientes e Preparo:
Pegue algumas berinjela de tamanho médio, parta-as ao meio no sentido do comprimento. Faça uns talhos profundos na parte da polpa, mas sem chegar a fura-las, também no sentido do comprimento e deixe-as numa tigela com água e sal, para tirar o amargo. Depois de meia hora, passe em água corrente, aperte-as bem e enxugue.
Separado, pique tomate, salsa, alho, cebola, azeitonas verdes e alguns aliches. Tempere tudo muito bem e misture.

RECEITA 4-)BACALHOADA
Ingredientes e Preparo:
Ponha o bacalhau de molho de um dia para outro. Fervente, para poder tirar os espinhos.
Corte batatas em rodelas grossas, pimentões em pedaços, tomates e cebolas em fatias. Tempere tudo com pimenta, orégano, louro e alho socado. Prove o sal.
Unte a Forma FULGOR e arrume uma camada de bacalhau, uma de pimentões, uma de batatas, outra de cebolas e assim sucessivamente, até se acabarem todos os ingredientes. A última deverá ser de cebolas e tomates. Arrume algumas azeitonas verdes em cima e regue com azeite.
Tampe a forma e leve ao fogo baixo, sacudindo de vez em quando.
Leve ao fogo brando, por ½ h, em forma tampada.
RECEITA 5-)BIFES AO MOLHO
Ingredientes e Preparo:
Corte os bifes e tempere com sal, pimenta-do-reino, alho socado e vinagre.
Unte a Forma FULGOR e arrume os bifes em camadas intercaladas com cebola e tomates em rodelas e cheiros verdes.
Leve ao fogo brando a forma tampada, sacudindo de vez em quando, para não grudar. Deixe no fogo até os bifes ficarem macios.
Querendo, poderá acrescentar alguns pimentões cortados em tiras.
Leve ao fogo brando, por ½ h, em forma tampada.

RECEITA 6-)BATATAS COM PIMENTÕES
Ingredientes e Preparo:
Alguns pimentões cortados em tiras, batatas em fatias, azeite, sal, cebolas, tomates, pimenta, orégano e louro.
Tempere as batatas, os pimentões, os tomates e as cebolas com sal, pimenta, orégano e louro.
Unte a Forma FULGOR e arrume tudo em camadas. Regue azeite por cima.
Tampe a forma e leve ao fogo baixo, sacudindo de vez em quando, para não grudar.

RECEITA 7-)TIJELADA DE ABOBRINHAS
Ingredientes e Preparo:
Raspe as cascas de algumas abobrinhas, parta em pedaços e refogue em óleo.
Separado, bata 3 gemas, juntando 1 colher de sopa de manteiga derretida, ½ xícara de leite, sal, pimenta e as claras em neve.
Misture tudo com abobrinha e arrume na Forma FULGOR untada com manteiga. Cubra com queijo ralado e polvilhe com farinha de rosca.
Leve ao fogo fraco durante 20 minutos.

RECEITA 8-)OVOS DELICIOSOS
Ingredientes e Preparo:
Unte a Forma FULGOR. Forre o fundo com fatias de presunto. Cubra com fatias de mussarela ou queijo fresco. Por cima, abra os ovos inteiros, tantos quantos precisar, como se fosse para estrelar. Despeje sobre os ovos uma mistura de 1 xícara de leite com sal.
Tampe a forma e leve ao fogo por alguns minutos.

RECEITA 9-)SARDINHAS EM CONSERVA
Ingredientes e Preparo:
Providencie 1 kg de sardinhas frescas, 5 tomates maduros, cheiro verde picado, 2 cebolas cortadas em rodelas, alho, sal, pimenta do reino, 1 xícara de chá de óleo, 1 xícara de chá de vinagre, folha de louro picada, orégano.
Limpe as sardinhas e tire as espinhas. Tempere com sal e pimenta.
Forre a Forma FULGOR com rodelas de tomates, por cima ponha uma camada de sardinhas e rodelas de cebolas, repetindo as camadas até terminarem os ingredientes. Regue azeite e vinagre.
Leve ao fogo baixo durante ½ h.
Sirva quente ou frio (é ótimo para sanduíches).

RECEITA 10-)BIFES A PARMIGGIANA
Frite os bifes já temperados e arrume na Forma FULGOR untada com manteiga.
Coloque em cima de cada bife uma fatia de mussarela. Cubra com molho de tomate e polvilhe com queijo ralado.
Leve ao fogo fraco durante 15 minutos, até derreter a mussarela.
Quando tirar do fogo, junte ervilhas e sirva com batatas palha.


_________________________________________________________________________

Olá pessoal... fico extremamente satisfeito em ver que muita, mas muita gente me escreveu perguntando sobre como usar a forma... me desculpem por não conseguir responder a todos, pois me faltou tempo.
Bom, mas vamos a algumas dicas de uso da forma…
-sempre unte com manteiga ou margarina antes de usar, pois evita grudar.
-tenha em mãos a famosa chapinha difusora, vc encontra esse material em qualquer casa de presentes para o lar e para quem mora em São Paulo, na Rua Paula Souza tem... A marca mais conhecida é a Chapex, mas tem outras tão boas qto ela.
-a chapinha é fundamental para que tudo o que vc faz nela não se queime...
-mesmo que vc use no fogo/chama mínima, vc corre o risco de queimar, pois na chapinha vc pode deixar ligado no tempo de preparo e ela não queima...
-Ah, mesmo com a chapa difusora, use o fogo baixo. Por mais que vc se sinta tentado em adiantar o preparo usando o fogo alto, vc vai queimar a receita... Fulgor é uma forma que pede paciência nos seus preparos.
-Cuide de sua forma com carinho. Evite usar facas e objetos pontiagudos que possam danificar o alumínio da forma. Pra vcs terem ideia, não deixo ninguém cortar nada na minha forma. Eu corto com uma espátula em madeira e sirvo para as pessoas ou convidados.
-Lave sempre com água e detergente. Evite produtos abrasivos e palha de aço para ela não ficar com aspecto feio. A minha já tem 15 anos e está linda e brilhante até hj. å de minha mãe tem mais de 40 anos e permanece nova... Ou seja, cuide bem da sua!!!
-Por fim, a Forma Fulgor é uma ferramenta de cozinhar. Ótima e única. Mas tem que ser fã dela, pois exige paciência no preparo dos alimentos. Questão de amor mesmo. Tenho o maior ciúme da minha... Ng toca!!! ahahahah... mas é bem isso...
-Obrigado pelas perguntas e pelo carinho e se vcs precisarem de algo, retirar dúvidas, prometo responder com rapidez. Deus lhes abençoe...

62 comentários:

  1. Minha mãe tem essa forma, e faz uma pizza de massa mole incrivel.. vou "pegar emprestado" pra testar umas receitas suas.. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa tarde, poderia me passar esta receita q sua mãe faz, pq perdi o meu folhetinho de receitas e adora fazer esta pizza. Obrigada

      Excluir
    2. Eu tambem quero essa receita. minha mãe fazia quando eu era criança. mas ela perdeu a receita... Por favor, nos passe a receita!!!

      Excluir
    3. Pizza de Forma Fulgor

      Ingredientes:
      * 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
      * 1 colher (sobremesa) de sal
      * 1 colher (chá) de açúcar
      * 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó (use a técnica de algumas botas-de-elástico vinagre branco sobre o fermento)
      * 1 ovo batido
      * 2 colheres (sopa) de óleo
      * 1 xícara (chá) de água quente
      Modo de fazer:
      Bater todos os ingredientes da massa juntos. Unte a Forma Fulgor com óleo e polvilhe de leve com farinha de trigo. Despeje a massa e alise com uma colher. Cubra com o molho de tomate e coloque o recheio de sua preferência. Se você tiver restos de queijo, presunto salame e outros frios, pique tudo e junte com tomates e orégano que vai ficar um recheio fantástico. Assar no fogo baixo, não se esquecendo de utilizar uma placa/chapa difusora por cerca de 35min. Retirar do fogo após esse tempo, colocar um fio de azeite e sirva em seguida. Fica maravilhosa.

      Excluir
    4. Rodrigo, muito grata por compartilhar as receitas. Eu tenho a forma que era da minha mãe e está bem conservada (ela também tinha ciúmes da forma!!!). Eu não sabia como usá -lá. Agora vou fazer algumas das receitas.

      Excluir
    5. Rodrigo, boa tarde. Poderia explicar melhor o que é isso: (use a técnica de algumas botas-de-elástico vinagre branco sobre o fermento) ?

      Excluir
    6. Oi Alexandre , eu acho que são algumas gotas de vinagre branco sobre o fermento.

      Excluir
  2. Por favor, daria pra transcrever a receita da pizza de muzzarella?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pizza de Forma Fulgor

      Ingredientes:
      * 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
      * 1 colher (sobremesa) de sal
      * 1 colher (chá) de açúcar
      * 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó (use a técnica de algumas botas-de-elástico vinagre branco sobre o fermento)
      * 1 ovo batido
      * 2 colheres (sopa) de óleo
      * 1 xícara (chá) de água quente
      Modo de fazer:
      Bater todos os ingredientes da massa juntos. Unte a Forma Fulgor com óleo e polvilhe de leve com farinha de trigo. Despeje a massa e alise com uma colher. Cubra com o molho de tomate e coloque o recheio de sua preferência. Se você tiver restos de queijo, presunto salame e outros frios, pique tudo e junte com tomates e orégano que vai ficar um recheio fantástico. Assar no fogo baixo, não se esquecendo de utilizar uma placa/chapa difusora por cerca de 35min. Retirar do fogo após esse tempo, colocar um fio de azeite e sirva em seguida. Fica maravilhosa.

      Excluir
  3. Olá Silvia Izzo... vc poderia dar a receita da pizza de massa mole da sua mãe por favor? posta aqui? obrigada...

    ResponderExcluir
  4. E tenho a forma que era da minha mãe... ela não usava, então eu nem sei pra que serve. Mas agora, tudo mudou! Vou dar aquela polida no alumínio, que está um horror de velho, encostado, e vou começar a usá-la!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo... comprei a minha forma este fds e ontem rolou a estreia... adaptei a receita de torta de camarão que virou torta de legumes! Ficou di-vi-na! O único problema foi que deu uma queimadinha no centro... isso porque eu usei a menor boca do fogão, no mínimo! Você tem algum truque pra isso? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use a chapinha difusora, conforme as dicas que publiquei acima...

      Excluir
  6. Rodrigo a anos procurava as receitas da Pizza fingida e da tigelada de abobrinhas, as duas que mais gostava na minha infancia quando mamãe fazia. Obrigado por disponibilizar as duas.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho a fôrma e este mesmo folhetinho das receitas. Acho que foram as primeiras a serem fabricadas. Adoro.

    ResponderExcluir
  8. Eu uso muito essa forma...e o truque p não queimar é:Fogo mínimo e uma chapinha (de amianto) da mesma idade da forma kkkkkk.Ou qualquer chapinha mais grossa de alumínio.Ex.Várias tampas de marmitex sobrepostas.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que viagem no tempo!!!! Hoje lembrei de minha mãe e das batatas deliciosas que ela fazia em sua forma fulgor, que ainda tenho até hoje, mas nunca usei.
    Eu nem imaginava que a famosa forma fulgor ainda existia. Que alegria encontrar as receitas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Eu uso direto e acho MARAVILHOSA
    Mas foi muito bom recordar estas receitas

    ResponderExcluir
  11. Olá Rodrigo tenho essa forma desde que casei há 25 anos. ela estava guardada por muito tempo mas agora de cozinha nova ela tem espaço bem acessível e quero voltar a usá-la usando as receitas do seu blog já que perdi o encarte que veio. Um bjo e obrigada pelas receitas. Dúvida como faço pra ficar com aquele queimadinho no centro. Será boca maior com fogo baixinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... td bem? Dê uma olhadinha nas dicas que publiquei recentemente no final das receitas. Use uma chapinha difusora que não irá queimar...

      Excluir
  12. Esta receita com ovos é, além de pratica muitooo gostosa!!!! Façam! Aqui em casa sempre repetimos!

    ResponderExcluir
  13. para não queimar no meio, faço assim, uso a menor boca do fogão e giro o botão até quase desligar e ficar um chama mínima, aqui funciona, adoro esta forma!

    ResponderExcluir
  14. Valeu Rodrigo! Não esperava encontrar as receitas da Fulgor na internet. Parabéns pelo blog e boa sorte na gastronomia.

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo muito obrigada por você disponibilizar as receitas, muito emocionada com essa volta no tempo.

    ResponderExcluir
  16. Tenho essa forma, inclusive o encarte, há 25 anos mais ou menos. Adoro as receitas: deliciosas e práticas. Ontem mesmo preparei batatas com pimentões. Gostaria de comprar outra forma, para dar de presente, mas não encontrei...

    ResponderExcluir
  17. Fiquei muito contente em constatar que esta forma ainda existe. E pelo jeito suas receitas parecem ser uma delícia. Já havia escrito um comentário anteriormente, mas não deu certo. Em fim, primeiro adquirirei a forma, depois usarei suas receitas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. VALEU PELAS RECEITAS, TEM MAIS? oBRIGADA! ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  19. Adorei rever as receitas da forma fulgor, especialmente as batatas com queijo! Minha mãe fazia e me deu saudades daquela época de infância...obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho essa forma e amoooo!!! Vou deixar aqui uma receita que eu faço e fica ótima. Corte batatas em rodelas mais ou menos grossas e leve ao fogo com água e sal. Quando puder espetar com o garfo, desligue e escorra as batatas. Acomode as batatas na forma fulgor. Misture uma caixinha ou lata de creme de leite com pimenta do reino, orégano, cheiro verde, alho, eu gosto muito de açafrão e também coloco. Espalhe por cima das batatas, cubra com mussarela, espalhe por cima mais um pouco de salsinha (pode ser a desidratada). Tampe a forma e leve ao fogo brando por 10 a 15 minutos. Acompanhe com uma boa salada. Bom apetite!! att, Vera

    ResponderExcluir
  21. Minha mamis forrava a forma com batatas cortadas em fatias, dispunha sardinhas de lata, molho de tomate e muçarela. Lembro que todo mundo queria a raspa de batata que ficava grudada no fundo, rs. Só não lembro se ela untava a forma, nem o tempo que leva no fogo. Comprei uma pra mim tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mammy untava com azeite e depois de tudo arrumado regava com mais um pouco de azeite.
      E deixava cozinhando por uns 20 minutos.

      Excluir
  22. Que saudades! Parabéns Rodrigo! Gostaria, se vc tiver, a receita da batata na forma fulgor. Abraço. Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Desculpas, acabei encontrando entre as dez. Valeu!

    ResponderExcluir
  24. Rodrigo,
    Só tem um detalhe, a foto que você usou do passo a passo para a pizza fingida é de minha autoria, mas foi recortada a marca d'água do meu blog (NacoZinha). Quando quiser publicar algo de terceiros, peça autorização ou, pelo menos, dê os créditos e não tire a marca d'água.
    O melhor mesmo é fazer o prato, fotografar e colocar no seu blog.
    http://www.nacozinhabrasil.com/2010/12/pizza-fingida.html

    ResponderExcluir
  25. vou fazer a sardinha escabeche, Já fiz muita coisa na forma fulgor. Lembro muito da minha mãe. A bacalhoada dela feita nesta forma, era incrível!

    ResponderExcluir
  26. Passei numa feirinha de usados e numa banca tinha essa forma. Mas como não conhecia, só comprei um escorredor de macarrão de alumínio que já estava a procura. Cheguei em casa e fui fuçar na internet! Meu coração disparou quando vi as receitas incríveis que são feitas com ela. E o pesar de pensar que poderia ter comprado.
    Enfim, voltei no outro cedo, tem a semana inteira, e pra minha sorte ainda estava a venda :) o preço? R$ 14,00 :)
    Agora vou fazer essas delícias que estão em seu blog!!
    Beijossss ��

    ResponderExcluir
  27. Boa noite,
    Minha mãezinha fazia berinjela com mussarela, tomate, parece-me que colocava ovos batidos, não me lembro mais, como ela não está mais entre nos, não tenho como saber certinho. Gostaria muito poder fazer essa receita. Comprei a forma para tentar. Será que vc têm essa receita?
    Obrigada. Adriana.

    ResponderExcluir
  28. Rodrigo, boa tarde. Poderia explicar melhor o que seria a técnica de algumas botas-de-elástico vinagre branco sobre o fermento?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  29. Ola, tudo bem?
    Amei essa pó publicação.
    Nesse livro tem uma receita de Empadinha Três Pingos, será que vc poderia enviar pra mim?
    Perdi o livro da minha mãe e ela sempre fazia pra nós, amava.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Olá Rodrigo, Adorei saber das receitas! Ainda essa semana conversando com meu pai perguntei se ele ainda tinha a forma em casa, que era de minha mãe! Por sorte ainda tem , hoje fui buscar e está em perfeito estado...deve ter uns 40 anos!
    Viajei ao passado, quando criança, lembro dos pratos maravilhosos que minha mãe preparava.
    Agora vou fazer várias receitas ! Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, meu nome é Hilda e gostaria que me enviassem a receita da torta de camarao da forma fulgor. Obrigada, aguardo retorno, um abraço!!!

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigada Rodrigo ! Eu estava querendo achar o folder da receita da pizza fingida, que faz parte também da minha infância !

    ResponderExcluir
  33. Comprei hj uma ...e viu fazer a pizza da receita

    ResponderExcluir
  34. Esta forma é maravilhosaaaaa!!!
    Minha mãe tinha, ela fazia receitas maravilhosas!!
    Que saudades daquele tempo MEU DEUS!!!
    COMPREI UMA FORMA FULGOR P MIM TB.
    NAO VEJO A HORA QUE CHEGUE.
    MEU NOME É ROSELI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...fui na empresa Fulgor na Mooca em SP, eles colocaram arrumaram a tampa da que era da minha mãe e comprei outra tampa p a que era da minha vó, rs
      Agora faze aquela pizza hummm que saudades!
      Achei tb o livreto meio velhinho mas tenho.

      Excluir
    2. Olá...fui na empresa Fulgor na Mooca em SP, eles colocaram arrumaram a tampa da que era da minha mãe e comprei outra tampa p a que era da minha vó, rs
      Agora faze aquela pizza hummm que saudades!
      Achei tb o livreto meio velhinho mas tenho.

      Excluir
  35. Rapaz, tô super feliz. Tenho uma panela dessas da década de 70 q foi da minha mãe e não sabia como usar. Muito obrigada. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  36. Ainda tenho da mama, mas sem cabo e nem tampa. A tampa era azul. Ela fazia filé de merluza coberto com batatas, tomate e cebolas fatiadas. Gostava muito.

    ResponderExcluir
  37. Amo essa forma com ela faço minha delicias, muito obrigada, um abraço , Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  38. Dá pra fazer receitas doces? Alguém já tentou pizza doce ou alguma torta?

    ResponderExcluir
  39. Tenho uma há mais de 30 anos. Dá pra fazer um macarrão rápido e delicioso.
    Untar a assadeira, colocar os ninhos de macarrão, aquele que vem no pacote, um copo de leite, um pacote de molho de tomate, cobre com presunto e queijo mussarela, salpique orégano e leve ao fogo baixo até o macarrão cozinhar,o tempo vai depender de como você gosta do macarrão, se necessário pode ir completando com leite até cozinhar. Fica muito bom.

    ResponderExcluir
  40. Adorei ter encontrado essa publicação. Minha mãe tem 81 anos e ainda cozinha muita coisa só não lembrava como fazer a sardinha. Mandei pra ela é quase chorou de emoção c as receitas. As pessoas que compartilham emoções são preciosas e isso é que importa parabéns. Valeu.

    ResponderExcluir
  41. Que maravilha encontrar essas receitas.Receiras maravilhosas. As vezes faço a sardinha na panela de pressão. Não sabia que dava pra fazer na Fulgor... Amo a minha forma...
    Parabéns pra vc...muito obrigada por essas preciosidades.

    ResponderExcluir
  42. Tenho saudades de uma berinjela com sardinha e cheiro Verde.. ..alguém sabe como fazer obrigado

    ResponderExcluir
  43. Rodrigo, que coisa boa essa sua publicação, vou aproveitar muitas receitas. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  44. Tenho essa forma ainda e minha mãe também fazia essas receitas 😋 Amo obrigada Rodrigo

    ResponderExcluir
  45. Amo essa forma e ainda faço as receitas

    ResponderExcluir
  46. Oi Rodrigo, será que da pra mandar a receita da empadinha 3 pingos do livreto da fulgor?
    meu email é rcmfelicio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  47. Rodrigo, é possível compartilhar um PDF deste catálogo de receitas?

    ResponderExcluir
  48. Amo essa forma fulgor, ela é ótima

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!