sábado, 12 de maio de 2012

Frango Indiano a Minha Moda

A culinária indiana é exótica. Surpreendente. Tive contato com ela já há alguns anos. Até então não enxergava com bons olhos a adição de cravo, canela ou especiarias em geral em pratos salgados, com medo o de ficarem com cara de doces... Estava totalmente enganado. As especiarias transformam um alimento  causando um efeito mágico, cósmico e inexplicável. Adorei e me apaixonei por este tipo de comida. Sempre que posso, preparo algo que tenha um pouquinho da Índia em seu contexto. É estimulante. Façam e se deliciem!


Ingredientes:
·         6 sobrecoxas de frango (grandes e bem carnudas)
·         2 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 4 colheres de sopa de água
·         2 tomates sem sementes picados em cubinhos
·         1 cebola grande picada em cubinhos
·         3 colheres de sopa de manteiga
·         1 colher de sobremesa de Garam Masala (receita abaixo)
·         2 colheres (sopa) de amido de milho
·         1 garrafinha de 200ml de leite de coco
·       2 maçãs bem firmes, cortadas em cubos grandes sem cascas (passe limão para não escurecer!)
·         Sal a gosto
Garam Masala:
O Garam Masala é uma fantástica mistura de especiarias, que é essencial no preparo de vários pratos da culinária indiana. Não se contabiliza uma receita certa para esta mistura, pois na Índia, cada um a interpreta de uma forma bastante pessoal, mas que certamente não retira a magia quase luxuriante deste incrível tempero. Você pode fazê-lo em casa, como é o meu caso desta forma:
1 colher de sobremesa rasa de gengibre em pó, 1 colher de café de açafrão, 8 sementes de cardamomo, 15 cravos da índia, 1 colher de sobremesa de canela em pó, 4 folhas de louro, 1 colher se sobremesa de pimenta do reino em grãos, 1 colher se sopa de coentro em grãos, 1 colher de sopa de cominho em pó.
Levar as sementes, as folhas de louro e os cravos ao fogo baixo em uma panela que não grude para que sejam levemente tostadas. Desligue o fogo e junte as especiarias em pó e misture para que o calor ative o aroma das especiarias. Leve para um pilão ou para um moedor para processar e incorporar todos os ingredientes. Está pronto. Fica soberbo!
Modo de fazer o frango:
Doure a cebola na manteiga até dourar levemente e acrescente os tomates picados.  Acrescente o frango até dourá-lo. Junte o caldo de galinha dissolvido, o Garam Masala e 2 copos de água fervente (aprox. 450ml), deixe cozinhar até reduzir a água e a carne estar macia. Junte as maçãs, o leite de coco e acerte o sal se for preciso. Cozinhe por mais 10 minutos até que os ingredientes se incorporem. Sirva quente acompanhado por arroz. Fica extremamente aromático e com um sabor único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião: o seu comentário, sugestão ou pedido é que realmente importa. Meu Blog é feito para você!