Um pouco de história:A origem do molho remonta ao séc. XIX, quando o inglês Jimmy Curry se interessou em importar carnes da Argentina para a Inglaterra. Em um jantar típico argentino, com muito churrasco, o Sr. Curry encantado com a hospitalidade dos anfitriões preparou um molho a base de ervas secas e azeite para servir sobre a carne assada o que acabou se tornando uma tradição nos chamados “Países do Prata”, ou seja, o molho do Sr. Jimmy Curry, ou simplesmente “chimichurri” na pronúncia local.Basicamente é feito com ervas desidratadas como a salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.Minha sugestão para este molho leva a delicadeza e a crocância do pepino picado, pois o mesmo retira grande parte do picante excessivo das pimentas, deixando o molho mais suave.Ingredientes:-1 colher de sopa de pimenta calabresa desidratada-1 colher de café de pimenta do reino preta moída-4 colheres de sopa de azeite de oliva-4 colheres de sopa de óleo de milho ou soja-1 colher de sopa de vinagre branco-1 colher de sopa de salsa desidratada-1 colher de café de louro em pó-3 colheres de sopa de orégano- ½ pimentão verde sem casca picadinha-1 colher de café de manjericão seco-2 a 3 dentes grandes de alho amassados e picado bem pequenos-½ cebola pequena em pedacinhos bem miúdos-½ pepino pequeno sem cascas e sementes, picado bem miúdo-Sal a gosto
Modo de fazer:Asse o pimentão na chama do fogão para a casca sair com facilidade, retire as sementes, corte em pequenos pedacinhos e reserve. Retire o leite do pepino cortando e esfregando as duas pontas. Retire as sementes com uma colher seque-o com papel absorvente. Corte em pedacinhos bem pequenos e reserve.Em uma vasilha, misture todos os outros ingredientes secos o alho, a cebola e o pimentão. Junte o sal e misture bem. Acrescente o vinagre e continue misturando. Deixe descansar um pouco. Coloque o óleo e o azeite e misture. Por fim, acrescente o pepino e misture bem. Se ficar muito seco, acrescente mais óleo ou azeite. Cubra a vasilha e leve a geladeira pelo menos 2h antes de servir. Coloque diretamente sobre a carne ou sobre a salada quando servir.
Para mim, cozinhar é uma forma de transcender, um convite a amizade.Procuro sempre utilizar produtos frescos,ovos orgânicos, ervas frescas que tenho sempre a disposição em pequenos vasos em meu apartamento(tomilho, alecrim, manjericão, sálvia entre outras).Mas a culinária exige um ingrediente único, fundamental: paixão.Paixão por cozinhar, amar sua cozinha e suas criações.Ame o que você faz.Esse amor é o reflexo do seu bem estar, da sua felicidade.Sejam bem vindos!
maravilhoso ,maravilhoso vcs tem que provarem.....
ResponderExcluirEnfim achei essa receita! <3
ResponderExcluir